Antes do desfile militar, neste 7 de setembro, que contou com a exibição de tropas e veículos das forças de segurança pública, o governador do Estado, Renato Casagrande, acompanhou a chegada do “Fogo Simbólico da Pátria” e realizou o acendimento da “Pira da Independência”. Na sequência, foi realizado o desfile aéreo com aeronaves do Núcleo de Operações e Transportes Aéreo (NOTAER), da Secretaria da Casa Militar e da Marinha do Brasil.
“Apesar dos desafios gigantes que ainda enfrentamos, é um avanço poder homenagear a Independência do Brasil em um clima mais ameno e normal, sem tensões que ameacem nossa democracia. As instituições se fortaleceram e não se romperam, garantindo tranquilidade à população.” Com estas palavras, o governador do estado Renato Casagrande resumiu o tradicional Desfile Cívico-Militar em comemoração aos 201 anos de Independência do Brasil, no Centro de Vitória.
Corpo de Bombeiros, PM e Marinha
A programação teve ainda desfile marítimo com embarcações do Corpo de Bombeiros Militar, da Polícia Militar e do navio patrulha NPaOc Apa (P-121) da Marinha. Uma novidade deste ano foi a participação de um dos barcos do Sistema Aquaviário, relançado no último mês pelo Governo do Estado após duas décadas de inatividade. A solenidade foi encerrada com um desfile de carros e motos antigas.
Cerca de dez mil pessoas acompanharam o desfile ao longo da Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes (Beira-Mar), que também foi palco da apresentação de crianças e adolescentes, bandas escolares e das forças de segurança em homenagem ao Dia da Pátria.