O próximo ano será bissexto, ou seja, 2024 terá 366 dias. Além disso, terá menos “feriadões”. Muitos têm considerado como o ano do trabalho já que aquelas folgas prolongadas caíram para três, sendo que em 2023 o brasileiro teve sete.
Serão nove feriados nacionais, e apenas três deles próximos de um fim de semana, isto é, caem numa segunda ou numa sexta-feira e com isso o fim de semana é estendido.
São eles o da Confraternização Universal, em 1° de janeiro; o da Paixão de Cristo, em 29 de março e o da Proclamação da República, no dia 15 de novembro.
Novidade
A Câmara aprovou um novo feriado em 2024. O Dia de Zumbi e da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro, já era realidade em diversas cidades e estados brasileiros e, a partir deste ano, consta no calendário de feriados do país, mas depende de lei municipal ou estadual para entrar na lista.
Bissexto
O mês de fevereiro terá um dia extra, por isso o próximo ano terá 366 dias e será bissexto. Esse único dia a mais será suficiente para mudar as posições dos feriados. Ele ocorre a cada quatro anos para manter o calendário anual ajustado em relação à translação da Terra e com os eventos sazonais relacionados às estações.
Feriados em 2024
Janeiro
Dia 1º, Ano Novo – segunda-feira
Fevereiro
Dias 10 a 13 – Carnaval (de sábado a terça-feira)
Março
Dia 29 – Sexta-feira Santa
Abril
Dia 21 – Tiradentes – domingo
Maio
Dia 1º – Dia do Trabalho – quarta-feira
Dia 30 – Corpus Christi – quinta-feira
Setembro
Dia 7 – Independência – sábado
Outubro
Dia 12 – Nossa Senhora Aparecida – sábado
Novembro
Dia 2 – Finados – sábado
Dia 15 – Proclamação da República – sexta-feira
Dia 20 – Dia da Consciência Negra – quarta-feira
Dezembro
Dia 25 – Natal – quarta-feira