O 3º Batalhão da Polícia Militar, com sede no município de Alegre, registrou redução de 35,7% no índice de homicídios na região do Caparaó, em 2022. A unidade abrange os municípios de Jerônimo Monteiro, Alegre, Guaçuí, Dores do Rio Preto, Divino de São Lourenço, São José do Calçado e Bom Jesus do Norte.
O tenente-coronel Flávio Pereira Santiago, comandante do 3º BPM, ressaltou o trabalho incansável, árduo e de muito comprometimento, nas diversas operações de combate à criminalidade, incluindo as integradas, tirando criminosos de circulação, apreendendo drogas, armas de fogo e outros objetos ilícitos. “É um resultado de muita dedicação e eficiência por parte de toda a tropa, sem falar na importante participação popular, registradas nas denúncias criminais, através do disque-denúncia”.
Somente em 2022, o 3º BPM registrou mais de 16 mil operações policiais desempenhadas pela unidade, incluindo as ações de prevenção e repressão, que são realizadas diariamente pelas viaturas da Ronda Ostensiva, Patrulha de Trânsito, Força Tática e Patrulha K9.
Diversas abordagens foram realizadas, sendo 37.430 a pessoas, 13.322 a automóveis e 12.906 a motocicletas, resultando na apreensão de 37 armas de fogo de diversos calibres, sete simulacros, 52 veículos recuperados e devolvidos aos donos. Durante o ano, 713 pessoas foram presas ou apreendidas, dentre os crimes, por flagrante de furto simples ou qualificado, por cumprimentos de mandados judiciais e em decorrência do tráfico ou uso de drogas e outros crimes.
Ainda, mais de 22 mil ocorrências foram registradas pela Polícia Militar na área de responsabilidade do 3º Batalhão, resultando na apreensão de 412 unidades de maconha, sete tabletes e mais 2,735 kg da mesma substância; 1491 unidades de crack e mais 0,785 kg da mesma substância aproximadamente; 1798 unidades de cocaína e mais 0,356 kg da mesma substância.