Com o objetivo de sensibilizar e engajar a sociedade na luta contra o câncer de mama, a Prefeitura de Cachoeiro divulgou a programação da campanha do Outubro Rosa deste ano.
Ao longo do mês, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) irá mobilizar a Casa Rosa e todas as 32 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da sede e interior do município.
Serão disponibilizadas ações educativas e intensificação do atendimento às mulheres, disponibilizando serviços que oportunizam o diagnóstico precoce da doença.
Em Cachoeiro, assim como para os demais serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), as UBS são a porta de entrada para o acesso à mamografia.
A paciente deve se dirigir à unidade e procurar sua equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF) para agendar atendimento com um médico, que solicitará a marcação do exame.
Entre as demais atividades previstas, está a oferta de exames preventivos, mamografias, testes rápidos, aferição de PA e glicemia.
Nas ações educativas, a programação prevê a realização de palestras, rodas de conversa, oficinas, minicursos e o Seminário Internacional de Psicologia em parceria com a Faculdade América.
No dia 19 de outubro, quarta-feira, acontecerá uma caminhada em alusão ao Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita.
A saída será na rua Bernardo Horta, em frente ao supermercado Casagrande, às 8h, com destino à Praça Jerônimo Monteiro, onde um ônibus do Tribunal de Justiça do Espírito Santo também participará da ação, com orientações às mulheres vítimas de violência. O evento contará, ainda, com uma palestra sobre a Lei Maria da Penha.
“Durante todo o mês de Outubro, nossas Unidades de Saúde estarão reforçando a abordagem sobre a importância da prevenção do câncer de mama, que é o mais comum entre as mulheres. É um tema muito relevante, que merece atenção especial tanto do poder público quanto da sociedade”, destaca o secretário municipal de Saúde de Cachoeiro, Alex Wingler.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer na população feminina em todas as regiões do Brasil, exceto na região Norte, onde o câncer do colo do útero ocupa essa posição.
A taxa de mortalidade por câncer de mama, ajustada pela população mundial, foi 11,84 óbitos/100.000 mulheres, em 2020, com as maiores taxas nas regiões Sudeste e Sul, com 12,64 e 12,79 óbitos/100.000 mulheres, respectivamente.
SAIBA MAIS
Programação desta semana – Outubro Rosa
4 de outubro (terça-feira)
UBS Paraíso – 8h – Mutirão de coleta de preventivo (20 vagas) e solicitação de mamografia
UBS Abelardo Machado – 8h – Palestra em alusão aos temas da campanha
6 de outubro (quinta-feira)
UBS Paraíso – 8h – mutirão de coleta de preventivo (20 vagas) e solicitação de mamografia
UBS Gilson Carone – horário estendido até as 19h com 15 vagas de agendamento para preventivo
UBS Coutinho – 8h – Mutirão para coleta de citopatológico, solicitação de mamografias e realização de testes rápidos
UBS Agostinho Simonato – 8h – Sala de espera com o tema “Quem se Ama se Cuida”, com a participação de agentes comunitários de saúde
7 de outubro (sexta-feira)
UBS Paraíso – 8h – Ação alusiva ao Outubro Verde (Combate à Sífilis Congênita), realização de testes rápidos, mutirão de entrega de resultado de preventivo e solicitação de mamografia
UBS Agostinho Simonato – 8h e 15h – Coleta de citopatológico
8 de outubro (sábado)
UBS Aquidaban – Agendamento para coleta de preventivo, solicitação de mamografia; testes rápidos; aferição de PA e glicemia; grupo de dança; pula-pula; algodão-doce e sorteio de brindes