qui 17/abril/2025 12:31
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Foto: Divulgação

Senado aprova MP que revoga doação obrigatória de vacinas contra covid ao SUS

redacao
Redação Dia a Dia

As empresas não são mais obrigadas a fazerem doação de vacinas para a covid-19 ao sistema Único de Saúde (SUS). isto porque o Senado aprovou nesta terça-feira (25) a medida provisória que dispensa esta obrigação.

A doação foi condição imposta em 2021 para que o setor privado fosse autorizado a adquirir as vacinas. A matéria, aprovada anteriormente na Câmara dos Deputados, segue agora para promulgação.

De acordo com a Lei 14.125, de 2021, que permitiu a compra dos imunizantes, as empresas deveriam doar metade do estoque para o SUS, e só depois poderiam usar a outra metade — que deveria ser aplicada gratuitamente.

A MP 1.126/2022 torna desnecessária a reserva de 50%. O texto não recebeu emendas. Com a edição da MP 1.126/2022, o setor privado poderá utilizar a totalidade das doses de vacinas adquiridas de fornecedores, sem precisar cumprir o requisito da doação de 50% ao Sistema Único de Saúde (SUS), obrigatoriedade que se tornou desnecessária, avalia o relator.

O senador Wellington Fagundes (PL-MT), relator da medida provisória, ressaltou em sue relatório que a regra do artigo 2º da Lei 14.125, de 2021, revogado pela MP, configurava uma restrição (adequada e proporcional, porém excepcional) à prestação livre do serviço de saúde pela iniciativa privada.

Destaca que agora, desaparecendo o motivo da restrição à livre iniciativa — fundamento da República e da ordem econômica, mas que obviamente sofre mitigações quando se trata de matéria de interesse público, como a saúde —, impõe-se a retirada dessa limitação, afirmou.

 

WhatsApp As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲

✅ Entrar agora

Justificativa

Na exposição de motivos apresentada pela equipe governamental, o cenário atual de vacinação no país atingiu o patamar de envio de doses suficientes para contemplar 100% dos grupos prioritários e a população-alvo de 12 anos ou mais com esquema vacinal completo, assim como 100% da dose adicional dos imunossuprimidos.

O Executivo argumenta ainda que se encontra em curso a vacinação com dose de reforço para toda a população acima de 18 anos, além da imunização de crianças acima de 5 anos e da aplicação da segunda dose de reforço (quarta dose) para a população acima de 70 anos.

Segundo o governo, há cerca de 70 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 em estoque, “o que traz segurança para a continuidade da vacinação no Brasil adicional aos contratos já assinados para o ano de 2022”.

 

Fonte: Agência Senado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Encenação da Paixão de cristo acontecerá em vários municípios do sul do estado

Arte e Fé: confira onde haverá encenações da Paixão de Cristo no Sul do ES

renato-casagrande-19-12-2024

Casagrande anuncia reajuste de 4,5% no salário de servidores estaduais

cachoeirense ausente-16-04-25

Desembargadora e arquiteto são indicados ao título de Cachoeirense Ausente de 2025

Bandes inicia programa para empresa quitar dívidas

‘Pra quitar’: Bandes lança campanha para renegociação de dívidas

palacio-bernardino-monteiro-30-07-2024

Aguarde: um tour pelo Palácio Bernardino Monteiro como você nunca viu em 360°

Frutos do Mar_

18º Festival de Frutos do Mar agita Itaipava no feriado da Páscoa

corrupcao-menores-cachoeiro-16-04-2025

GCM prende suspeito de corrupção de menores em Cachoeiro

Kennedy faz fiscalização para a Páscoa

Kennedy realiza ação educativa sobre segurança alimentar na Páscoa

Leia mais