Castelo prova mais uma vez que é a capital mundial do voo livre. A partir desta quarta-feira (8) a cidade vai sediar duas competições internacionais reunindo pilotos de mais de 40 países.
Até o dia 15 de março acontecerá o Campeonato Britânico de Parapente, com 120 atletas de 23 países. E de 18 a 25 de março 125 pilotos de 40 países se enfrentam na 1ª Etapa da Copa do Mundo de Parapente.
Os dois campeonatos serão realizados mais uma vez na Rampa de Ubá, que fica a 27 km do centro da cidade. O local já foi palco de vários eventos mundiais da modalidade.
As duas etapas terão patrocínio do Grupo Águia Branca (Kurumá, Vitória Diesel e Vitoria Motors). Também contam com o apoio da Prefeitura de Castelo e do Governo do Estado, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte Capixaba (Leic), da Secretaria de Esportes e Lazer.
Os eventos estão sendo organizados pela Associação Capixaba de Vôo Livre (ACVL).
Apesar do nome, o campeonato britânico não reúne apenas atletas ingleses, mas de várias partes do planeta. É considerado o mundial de vela sport e serve como uma seletiva para atletas arrecadarem pontos para a etapa do mundial.
Os pilotos também estão animados para a etapa da Copa do Mundo e estarão na cidade em busca do título. Aqueles que tiverem melhor pontuação irão concorrer à vaga na Superfinal que também será sediada em terras capixabas em 2024.
A copa do mundo terá participação de 21 brasileiros, entre eles, o capixaba Frank Brown, campeão brasileiro por 12 vezes e um dos grandes favoritos ao título
Clima e hospitalidade atraem competidores
Considerado o Hawaii do vôo livre, Castelo mais uma vez foi escolhido pelos pilotos devido ao excelente clima, com boas condições de voo e hospitalidade.
E quem estiver pela cidade poderá visitar a rampa durante todos esses dias e assistir ao evento gratuitamente e ainda tirar fotos sensacionais de pilotos.
A rampa possui estrutura de lanchonete e banheiro para receber o público durante todos os dias. Também tem estacionamento e o acesso a rampa boa parte já possui calçamento que é acessível a veículos.
As condições climáticas em Castelo são propícias ao esporte pois proporciona bons e longos voos, além da bela paisagem montanhosa. A predominância de correntes de ar favorece a prática do voo livre e a infraestrutura para o esporte é total.
As provas serão sempre de velocidade em circuito pré-determinado, sendo o vencedor da prova o piloto quem completar o circuito no menor tempo. Pilotos locais já estão se aquecendo e treinando na região.
A Prefeitura de Castelo está montando uma estrutura de entretenimento para os atletas, moradores da região e turistas que estiverem por lá. Um espaço que vai contar atividades culturais, praça de alimentação, artesanato.