Uma prova de que a Pedra do Itabira exerce um magnetismo sobre as pessoas é que neste domingo (26) duas caminhadas ecológicas estão programadas para acontecer no local, fortalecendo a rota turística.
A Caminhada Penitencial sairá às 5 horas da Igreja Matriz Nosso Senhor dos Passos (Matriz Velha), no bairro Independência, com destino à comunidade Nossa Senhora da Penha, situada aos pés do Itabira.
O trajeto iniciará na matriz, seguindo pela matinha do bairro São Luiz Gonzaga, com destino final ao Campo do Loro, onde será realizada missa às 7 horas. Nesta missa, haverá a bênção do córrego próximo ao campo, em referência ao Dia da Água.
No mesmo dia haverá a Caminhada Ecológica e Solidária Vida Capixaba, com saída às 7 horas do Centro de Cachoeiro com destino ao Eco Park Itabira, onde os participantes farão trilha para conhecer de perto a fantástica montanha. O passeio custa R$ 35, mais um litro de leite, com direito a café da manhã e brindes.
O presidente da Associação do Itabira, Marcos Fabre, destaca que a Rota Turística do Itabira já é uma realidade e o projeto de pavimentação da estrada está em fase final, faltando entendimentos entre prefeitura, Estado e Ministério Público sobre questões ambientais.
Além da beleza cênica, a Rota Turística do Itabira reúne piscinas naturais, clube, campo, áreas para encontros e retiros de finais de semana e trilhas. O Itabira também se destaca pela produção de café, banana, pecuária e pela fabricação da famosa Bala Itabira.