sex 4/abril/2025 15:20
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Indígenas e Quilombolas no Espírito Santo são tema de novo Caderno DRS

redacao
Redação Dia a Dia

O Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) publicou, nessa quarta-feira (31), o décimo volume da série Cadernos DRS. Com o tema “Povos Indígenas e Quilombolas no Espírito Santo”, o documento faz parte do conjunto de publicações desenvolvidas pelo projeto Desenvolvimento Regional Sustentável do Espírito Santo (DRS-ES), coordenado pelo IJSN.

A edição apresenta informações sobre os povos indígenas e quilombolas no Espírito Santo obtidas, em sua maioria, a partir de dados disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em duas bases de informações geográficas e estatísticas.

Foram utilizados como fonte o Censo Demográfico 2010, que disponibiliza apenas informações sobre os indígenas, e a “Base de Informações Geográficas e Estatísticas sobre os indígenas e quilombolas para enfrentamento da Covid-19”, que traz, entre outros dados, as localidades indígenas e quilombolas. As informações sobre os quilombolas têm como base ainda dados disponibilizados pela Fundação Cultural Palmares.

De acordo com a pesquisadora Cynthia Pessoa, responsável pela elaboração do documento, a pesquisa tem como objetivo principal ampliar o conhecimento a respeito dos povos indígenas e quilombolas presentes no território capixaba.

“Além de contribuir com estudos e pesquisas que estão em curso no Instituto Jones e que integram o Projeto Desenvolvimento Regional Sustentável, nossa busca é também subsidiar a Administração Pública, bem como organizações em geral, com informações estratégicas sobre esses povos, tendo em vista o momento atual e a perspectiva pós-pandemia”, explicou a pesquisadora.

WhatsApp As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲

✅ Entrar agora

Entre outras informações, a publicação revela que existem no Espírito Santo 18 localidades indígenas, distribuídas em quatro municípios: Aracruz; Anchieta; Divino de São Lourenço; e Linhares. Somente o município de Aracruz concentra 15 destas localidades, totalizando cerca de 3.040 pessoas declaradas indígenas e 425 consideradas indígenas, o que corresponde a 3% e 0,42% da população total do município.

Em relação às localidades quilombolas, o Estado tem uma estimativa de 87 localidades, distribuídas em 28 municípios. Os municípios com maior Estimativa de Localidades Quilombolas são Conceição da Barra, com 24 localidades, e São Mateus, com 21. Outras 6 localidades quilombolas estão situadas no município de Cachoeiro de Itapemirim.

De acordo com o Cadastro de Localidades Quilombolas do Espírito Santo, das 87 localidades, sete são territórios quilombolas oficialmente delimitados. Eles estão distribuídos em cinco municípios capixabas. Serraria e São Cristóvão, São Domingos e São Jorge, no município de São Mateus; Monte Alegre, em Cachoeiro de Itapemirim; Linharinho, em Conceição da Barra; São Pedro, em Ibiraçu; e Retiro, localizado em Santa Leopoldina.

No Espírito Santo, há ainda 30 agrupamentos quilombolas e 50 localidades quilombolas identificadas por registros administrativos.

Caderno DRS 10:  Povos Indígenas e Quilombolas no Espírito Santo está disponível para acesso no site do IJSN.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O desfile foi adiado devido a fortes chuvas

Presidente Kennedy adia desfile cívico devido a previsão de fortes chuvas

MimosodoSul

Defesa Civil de Mimoso do Sul alerta para tempo severo neste fim de semana

Presidente Kennedy-04-04-25r

Presidente Kennedy celebra 61 anos de emancipação com desenvolvimento e tradição

BKR-plaanodesaude-04-04-25

ANS cancela registro da BKR Administradora de Benefícios

transito

Campanha do Detran reforça importância de atitudes simples no trânsito

Setur apresenta os resultados da Pesquisa Perfil do Turista do Carnaval 2025

Espírito Santo registra crescimento na economia do Turismo no 4º trimestre de 2024

Moradores do Pontal recebem títulos de imóveis

Marataízes: moradores do Pontal recebem títulos de propriedade de imóveis

Reunião sobre moradores de rua de Cachoeiro

Reunião discute situação dos moradores de rua em Cachoeiro

Leia mais