Para melhorar a situação financeira do município de Itapemirim, a Prefeitura vem realizando uma série de ajustes para não extrapolar os tetos de gastos.
Uma das medidas para diminuir os gastos, foi a exoneração de cargos comissionados. Antes disso, Itapemirim havia ultrapassado o limite prudencial máximo imposto pelo Tribunal de Contas do ES, que é 51,30% da RCL.
As medidas começaram em abril deste ano e seguem até que o objetivo seja alcançado. “Fizemos revisões de contrato e também na parte de ajuste salarial. Além disso, todas as certidões estão em dia e podemos fazer parcerias”, afirmou o vice-prefeito de Itapemirim, Antônio da Rocha Sales.
Em coletiva com a imprensa, na manhã desta segunda-feira (19), o prefeito explicou que logo no começo do mandato o orçamento do município estava comprometido em 88%, isso entre janeiro e junho de 2022, restando apenas 12% para serviços básicos.
Dr Antônio ressaltou que, atualmente, o município não depende somente de Royalties. “Estamos trabalhando com previsibilidade na parte de arrecadação de impostos, não vivendo mais somente da parte dos royalties. Itapemirim está vivendo de outras perspectivas, principalmente de arrecadação e parcerias de órgãos como Governos Federal e Estadual”.