O público que participou da audiência pública organizada pela Prefeitura de Cachoeiro aprovou as intervenções que serão realizadas no trânsito em duas importantes avenidas de Cachoeiro, a Aristides Campos e a Francisco Lacerda de Aguiar no trecho entre a antiga fábrica da Selita e a Viação Itapemirim.
Confira um pouco das mudanças no vídeo abaixo. E ao final da reportagem, será possível ver as artes com as principais intervenções.
A audiência pública foi realizada na escola municipal Valdy Freitas, bairro Paraíso, na noite desta quarta-feira (19) e reuniu moradores, comerciantes e representantes de empresas e instituições situadas na região atingida.
A realização da audiência pública foi divulgada nos meios de comunicação da cidade.
Ao final da apresentação e dos debates, a equipe que apresentou as intervenções que serão realizadas no trecho questionou ao público presente se todos aprovavam as medidas. A grande maioria levantou a mão em sinal de aprovação.
As intervenções consistem em instalação de semáforos, implantação de rotatórias e reorganização do trânsito, com alteração de mão de direção em algumas vias. As mudanças prevêem a implantação de ciclovia, que será instalada mais adiante.
A maior parte das intervenções serão realizadas pela prefeitura, já o trecho na chegada da Viação Itapemirim será realizada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) que irá construir uma rotatória neste local.
O QUE DISSERAM
“Faço uma avaliação muito positiva, porque nossa administração tem essa premissa de ser muito transparente com nossas ações. Não adianta fazer um projeto e não conversar, não dialogar com quem vai ser impactado. Essa foi uma das ações de nosso Plano de Mobilidade, uma das 193 ações que serão implantadas a curto, médio e longo prazo. A gente não pode pensar de forma isolada, então estas intervenções foram pensadas de forma a atender as outras que virão a seguir. E nessa noite pudemos mostrar de forma muito técnica, com dados, medições, fluxo do trânsito, o que será feito ali. Não conseguiremos resolver todo problema, mas acreditamos que iremos diminuir em 85% os problemas nesta região”.
Victor Coelho, prefeito de Cachoeiro
“Em 2017, a prefeitura iniciou os trabalhos de diagnóstico e de estudos do Plano de Mobilidade Urbana de Cachoeiro. Então, ele foi formalizado pela atual gestão em 2020 e transformado em Lei. Esse plano prevê uma série de ações e obras para melhoria da mobilidade urbana do município. Hoje estamos iniciando o primeiro grande trecho de impacto.
A situação do trânsito de Cachoeiro não é novidade para ninguém. Está realmente um caos. Precisa ser trabalhado. Cachoeiro hoje como cidade inteligente, a mobilidade urbana é um dos eixos de nossa administração. Nossa proposta é apresentar ao cachoeirense um novo traçado, uma nova forma de trafegar no município, melhorando assim o ir e vir das pessoas com intervenções simples e diretas”.
Rodrigo de Almeida Bolelli, secretário Municipal de Obras

“Além da competente equipe do setor de Mobilidade Urbana, também temos a Secretaria de Segurança e Trânsito formada por pessoas que tem a vivência da cidade e técnicos em suas funções. Então esse projeto foi um trabalho multidisplinar em que as diversas partes envolvidas puderam estudar e apresentar a melhor proposta para melhorar a mobilidade urbana. Pudemos chegar nessa apresentação que foi apresenta nesta noite e o mais importante, foi validada e pactuada com aqueles que vão ser impactados que é a população. Desde o início da gestão do prefeito Victor temos buscado mitigar os gargalos que temos na cidade e este é um deles. Não iremos aumentar a velocidade nas vias, mas dar maior fluidez para que os veículos circulem dentro da velocidade de segurança das vias”.
Ruy Guedes Barbosa Junior, vice-prefeito e secretário de Segurança e Trânsito
“Foi um movimento bem democrático, com participação bastante efetiva da população, tanto qualitativa, tanto em quantidade. O projeto foi muito bem preparado e apresentado pela equipe da prefeitura, que está de parabéns. Com certeza, essas intervenções vão melhorar muito a mobilidade e isso impacta diretamente na economia. Nós empresários estamos vendo com bons olhos, as intervenções darão fluidez ao trânsito e isso é positivo para o comércio. Essa é uma região muito crucial para a cidade e todo Sul do Estado”.
Ruberval da Silva Rocha, presidente da Associação Comercial e de Serviços (Acisci) de Cachoeiro
“Vínhamos apresentado pedido de melhoria na logística na nossa região e o que foi apresentado foi um projeto bem melhor. Acho que para a cidade será muito bom, pois vai reduzir engarrafamentos, o trânsito vai correr mais fácil, sem perda de tempo com entrada e saída de carros. O projeto foi bem pensado, bem estudado e estamos crendo que será colocado em prática logo. É um sonho que está virando realidade. Essa nossa região cresceu muito, são dois supermercados, o Shopping Sul, o Stone Office, prédios, a faculdade. Creio que após as intervenções iremos sentir a diferença”.
Custódio Amadeu Beça Murta, empresário da construção responsável pela edificação do Shopping Sul e do Stone Office Center
Confira as principais intervenções
👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo
✅




















