Entre esta sexta-feira (18) e o domingo (20), acontece em Divino de São Lourenço, região do Caparaó Capixaba, o Festival Cultural de Inverno de Patrimônio da Penha. Serão três dias de evento com mostras de vídeo, rodas de conversa, labs criativos, rotas turísticas, shows e apresentações de casos de sucesso no âmbito local, regional do Caparaó, estadual e nacional.
O objetivo do Festival é trazer à tona o tema do turismo de base comunitária como um modelo de gestão da visitação protagonizado pela comunidade.
O turismo de base comunitária gera benefícios coletivos, promovendo a vivência intercultural, a qualidade de vida, a valorização da história e da cultura da população, bem como a utilização sustentável para fins recreativos e educativos, dos recursos das Unidades de Conservação, no caso, o Parque Nacional do Caparaó.
O Festival Cultural de Inverno tem o objetivo de promover um espaço de estudos, encontros, intercâmbios, pesquisa e prototipação em ações para o fortalecimento do Turismo Cultural de Base Comunitária.
Assim, serão prototipadas “microrotas” que envolvem o patrimônio natural, material e imaterial da região, fortalecendo sua salvaguarda. As apresentações dos casos de sucesso promoverão um encontro para articulações futuras e aprendizagem mútua.
Já a feira de artes, ofícios e projetos será aberta para empreendedores, artistas e iniciativas de todo o estado que desejem expor suas experiências e produtos conectados ao tema Turismo Cultural de Base Comunitária.
A programação cultural traz no LAB audiovisual: a II Mostra de Vídeo Ambiental “Caminho das Águas”, um curso para jovens da comunidade que receberão uma bolsa de estudos no valor de 200 reais, uma roda de conversa com o tema “Audiovisual, mostras e cine ambiental e comunitário como caminho para desenvolvimento cultural e econômico dos territórios.”
A música será representada por bandas locais como a Banda Terra Sem Males com um repertório que canta o Caparaó, a Banda Suindara que traz a magia da floresta na voz de três mulheres.
Como convidados temos o grupo Viola Dourada que traz a música caipira, expressão regional de Muniz Freire e o Grupo Cultural Afrolaje que vem do Rio de Janeiro para agitar com seus tambores.
Além disso, o Coral Guarani Tape Retxakã da aldeia indígena Nova Esperança de Aracruz, encantará a todos com sua música sagrada. Para fechar o sábado teremos o Forrobodó da Meia Noite com Espalha Ngoma.
O festival acontece no marco do projeto “Raízes e Frutos do Caparaó – A arte na Roça” realizado com o apoio do Governo do Estado, por meio do edital de chamamento do Programa Culturas da Terra, em 2022, uma parceria entre a Secretaria da Cultura (Secult) e a Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes).
A Prefeitura Municipal de Divino de São Lourenço também é parceira do evento. A produção é do Armazém Multiverso Caparaó e da Associação Permacultural Jacutinga do Caparaó.
PROGRAMAÇÃO
Sexta (18)
14h – LAB Audiovisual – Tema “Audiovisual, mostras e cine ambiental e comunitário como caminho para desenvolvimento o cultural e econômico dos territórios com a participação de jovens das oficinas de vídeo da Mova Caparaó”.
Local: Tenda Futurismo, Praça da Vila.
18h – II Mostra Caminho das Águas de Vídeo Ambiental – Seleção de vídeos produzidos por jovens de diversos projetos de audiovisual.
Local: Tenda Futurismo, Praça da Vila.
21h – LAB Musical Caipiras e Caboclos com Grupo Cultural Afrolaje e Banda Suindara.
Local – Quintal da Vila – Rua Principal Patrimônio da Penha
Sábado (19)
08h – Saída para às micro-rotas
Rota Armazéns e Casas Tradicionais do Caparaó;
Rota Cafés Especiais nas propriedades Café Relíquia do Caparaó, Café Campo Azul e Café Imbuí;
Rota Caminho das Águas – Rio dos Veados;
Rota Caminho das Águas – Córrego do Veadinho;
Rota Hospedagem Sensorial Aldeia Alegria;
Local: Tenda Futurismo, Praça da Vila.
10h – Palco Aberto na Feira Livre de Patrimônio da Penha; Teatro LAMB LAMB com Luciene Francelino
Exposição Retratar a Magia – Retratos de moradores de Patrimônio da Penha de Thiago Raft;
12h – Lançamento do Cardápio do Restaurante Cantinho Caipira_Coisas Daqui, com a cozinheira Valquíria Lemos e construído com assessoria de Margô Loureiro, realizada por meio do projeto Raízes e Frutos do Caparaó;
13h – LAB Musical com Coral Tape Retxakã, Aldeia Guarani Ka’agwy Porã, Nova Esperança, Aracruz.
Abertura da Roda de Experiências em Turismo de Base Comunitária – Estudo de Casos de Sucesso.
Local: Tenda Futurismo, Praça da Vila.
LAB Musical com Grupo Viola Dourada;
Cortejo Cultural até o Barracão da Teka
LAB Musical com Banda Terra Sem Males e Grupo Afrolaje;;
Forró Espalha Ngoma
Local: Barracão da Teka.
Domingo (20)
9h – Café da Manhã com a empresa “Caminhantes do Caparaó” Amanda Guiduci e Valéria Moreira, Fundadoras da Empresa Caminhantes do Caparaó especializada em segmentos turísticos de Saúde e Lazer na Natureza, responsável pela implantação da Trilha de Longo Curso Brigadeiro Caparaó e Associação de Condutores do Caparaó;
Almoço Cultural de Despedida no Restaurante Cantinho Caipira;