sáb 18/maio/2024 08:40
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
As informações do resgate foram dadas pelo comandante da Aeronáutica tenente-brigadeiro Marcelo Damasceno, na manhã deste domingo (8), em entrevista coletiva, no Itamaraty. Foto: Reprodução FAB/ Divulgação

Até amanhã (10), seis aeronaves devem resgatar brasileiros que vivem na zona de conflito em Israel

redacao
Redação Dia a Dia

O Brasil se prepara para repatriar, nesta terça-feira (10), os brasileiros que estão na região de conflito entre israelenses e palestinos e querem deixar o Oriente Médio. Estima-se que existam 14 mil brasileiros residentes em Israel e 6 mil na Palestina. Trinta brasileiros vivem na Faixa de Gaza.

O Comando da Aeronáutica tem seis aviões destinados, inicialmente, à operação de resgate de brasileiros que estejam em Israel. Há uma aeronave KC-30, com capacidade par 230 passageiros, que está pronta para decolar de Natal em direção a Roma, na Itália.

As informações foram dadas pelo comandante da Aeronáutica tenente-brigadeiro Marcelo Damasceno, e o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, na manhã deste domingo (8), em entrevista coletiva, no Itamaraty.

Segundo Damasceno, a primeira decolagem deve ser feita na segunda ou terça-feira, a depender da coordenação do Ministério das Relações Exteriores.

A decolagem, em Israel, deverá ser feita no aeroporto de Telaviv, no período da tarde, para facilitar o traslado dos brasileiros até o aeroporto. A ideia é que eles possam se locomover mais tranquilamente até o aeroporto, na parte da manhã.

Há outro KC-30 destinado para a missão e mais quatro aviões, dois de cada modelo: KC390, com capacidade para 80 passageiros, e o VC2, cedido pela presidência a República, com capacidade para 40 passageiros.

Neste primeiro momento, conforme Damasceno, a operação é voltada a brasileiros ligados à comunidade israelense. O governo estuda a operacionalização de iniciativa semelhantes em outras regiões do Oriente Médio.

Estado de guerra

O gabinete de segurança de Israel declarou oficialmente estado de guerra, de acordo com a assessoria de imprensa do governo neste domingo (8). A guerra “foi imposta ao Estado de Israel num ataque terrorista assassino a partir da Faixa de Gaza” no sábado (7), afirmou o comunicado do governo.

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu prometeu que o país “se vingará poderosamente” pelo ataque de militantes palestinos. A declaração de guerra foi tomada de acordo com o Artigo 40 da Lei Básica de Israel, disse a assessoria de imprensa. Israel não tem uma constituição escrita, mas as suas 13 Leis básicas cumprem uma função semelhante.

O principal oficial das Forças de Defesa de Israel encarregado das atividades nos territórios palestinos disse após os ataques que o Hamas “abriu as portas do inferno”. Israel tem atacado Gaza com ataques aéreos, que mataram mais de 300 pessoas.

“Estamos embarcando em uma guerra longa e difícil. A guerra nos foi imposta por um ataque assassino do Hamas”, disse o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu após uma reunião do gabinete de segurança na qual foi determinada a resposta do país ao ataque surpresa.

Mortes em Israel

O número de pessoas mortas em Israel após os ataques do Hamas já é superior a 500, segundo informações do Zaka, um serviço de resgate de emergência especializado no tratamento de corpos de mortos. Esse número não contabiliza vítimas que tenham morrido em hospitais e clínicas, o que indica que deve aumentar nas próximas horas.

Ricardo_Ferraço_Mutrião_Mimoso_17_04_24

Ricardo Ferraço entrega obras e assina ordens de serviço em Irupi, Iúna e Santa Leopoldina

casa-rosa-cachoeiro-17-05-2024

Aconselhamentos e palestras sobre saúde mental para mães e gestantes na Casa Rosa

renato-casagrande-departamento-policia-ny-b-16-05-2024

Governador sinaliza possível acordo de cooperação com o Departamento de Polícia de Nova Iorque

ceasa-16-05-2024

Ceasa abre concurso com 35 vagas e salário de até R$ 8,1 mil

Theodorico Ferraço-01-02

Em carta aberta, Ferraço anuncia sua pré-candidatura para prefeito de Cachoeiro

audiencia-camara-cachoeiro-emprestimo-victor-coelho-16-05-2024 (1)

Audiência pública em Cachoeiro: prefeito esclarece empréstimo internacional e debate com a comunidade

enchente-rio-grande-do-sul-08-05-2024

Parte da tragédia no Rio Grande do Sul foi causada por ação humana, diz pesquisador

qualificar-itapemirim

Abertas mais de 9 mil vagas em cursos gratuitos pelo programa Qualificar ES

Leia mais