sáb 11/maio/2024 16:42
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Foto: Divulgação/Sesa

Governo distribui 288 equipamentos para combater dengue, zika e chikungunya

redacao
Redação Dia a Dia

O Governo do Espírito Santo realizou a distribuição de 288 equipamentos que reforçarão o combate e controle de vetores nos 78 municípios capixabas. A solenidade aconteceu nesta segunda-feira (23), em Vitória.

A iniciativa contemplará o combate de vetores como Aedes aegypti, responsável por transmitir vírus que causam as arboviroses como a dengue, Zika e chikungunya, e demais vetores. Cachoeiro de Itapemirim recebeu dois equipamentos.

“É um investimento em mais de 6 milhões de reais, com a entrega de três equipamentos diferentes para serem utilizados no combate aos vetores. Queremos agradecer os prefeitos e secretários de saúde municipais pela atuação que tiveram este ano no enfrentamento à dengue, e é nessa parceria que fazemos a saúde do Espirito Santo diferente”, destacou o secretário, Miguel Duarte.

A entrega também auxiliará na implementação, por parte da Secretaria da Saúde (Sesa), da Estratégia Estadual de Controle do Culex quinquefasciatus, conhecido como pernilongo comum.

Com investimento de R$ 6.590.596,80, os equipamentos são divididos em 96 Termonebulizadores veiculares como doação; 96 Termonebulizadores manuais; e 96 mini geradores de aerossol (MGA). Todos os municípios do Estado serão contemplados.

Durante o evento, o subsecretário de Vigilância em Saúde, Orlei Cardoso, reforçou a importância do enfretamento ao Culex quinquefasciatus.

“Se saímos um pouco da questão das arboviroses, encontramos nos 78 municipios capixabas o incomodo causado pelo Culex. Temos hoje estados, como Alagoas e Piauí, que possuem transmissão da Febre do Nilo por esse vetor e nós, como Vigilância, precisamos olhar para frente para intervir em tempo oportuno. A entrega desses equipamentos é justamente para que consigamos interromper a transmissão de doenças que podem ser transmitidas por ele, que hoje sabemos que tem importância epidemiológica na cadeia de transmissão”, explicou o subsecretário.

O evento contou também com a presença do superintendente do Ministério da Saúde no Espírito Santo, Luiz Carlos Reblin; da presidente do Colegiado de Secretários Municipais de Saúde do Espírito Santo, Sandra Lupim; do prefeito de Atílio Vivácqua, Josemar Machado Fernandes, que representou os prefeitos presentes; além dos secretários municipais de saúde e dos superintendentes de saúde das regiões Sul, Norte, Central e Metropolitana.

Distribuição por municípios

Seguindo normativas técnicas do Ministério da Saúde, que define como base de cálculo o total de imóveis existentes nos municípios, a distribuição dos 288 equipamentos no Estado será realizada da seguinte maneira:

– Cariacica, Serra, Vila Velha e Vitória receberão quatro (04) unidades de cada equipamento;
– Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Guarapari, Linhares e São Mateus receberão duas (02) unidades de cada equipamento;
– Os demais municípios receberão uma (01) unidade de cada equipamento.

cachoeiro

Audiência Pública para debater empréstimo de R$ 250 milhões em Cachoeiro

alemao-do-forro-10-05-2024

Alemão do Forró anima a noite desta sexta na Festa de Emancipação de Venda Nova

cadela-alga-droga-10-05-2024

Cadela Alga ataca outra vez: PM encontra droga em obra abandonada em Guaçuí

rua-recanto-das-pedras-marbrasa-09-05-2024c

Rua do bairro Marbrasa é entregue após receber pavimentação em concreto

prisao-mimoso-08-05-2024

Polícia prende suspeito de matar homem em estrada no interior de Mimoso

Gilson-Daniel-09-05-2024

Deputado capixaba é o relator da PEC dos Desastres Ambientais em Brasília

aracui-santuario

Trinta anos de fé e milagres: Santuário de Aracuí celebra aniversário com festa religiosa

prisao-mimoso-08-05-2024

Polícia de Mimoso prende homem e apreende armas em investigação contra furto de trilhos

Leia mais