dom 22/dezembro/2024 18:13
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Policlínica Municipal é um dos equipamentos públicos que oferecem o serviço Foto: Patricia Pim/PMCI

Saiba como funcionam os atendimentos psicológicos na rede municipal de saúde

redacao
Redação Dia a Dia

Em Cachoeiro, os cidadãos podem contar com atendimentos gratuitos em saúde mental por meio da rede de atendimento básico do município.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) disponibiliza psicólogos na Policlínica Municipal “Bolivar de Abreu” (Centro Municipal de Saúde) e na Unidade de Saúde da Mulher “Doutora Glaura Moreira Santos”, que recebem pacientes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) da sede e do interior de Cachoeiro.

Após avaliação de um clínico geral, o cidadão é encaminhado conforme seu perfil. Em caso de crianças, mulheres e adolescentes vítimas de violências, os atendimentos em saúde mental são realizados na Casa Rosa, enquanto o público geral é acolhido na Policlínica, que também conta com o serviço de psiquiatria.

De acordo com a Semus, alguns sinais indicativos de que alguém pode precisar de auxílio psicológico incluem a interferência de sentimentos como tristeza, desânimo, perda do prazer de viver, irritabilidade, dificuldade de concentração, ansiedade, medo, entre outros, nas atividades diárias.

Atualmente, a Policlínica Municipal realiza uma média de 275 atendimentos semanais em saúde mental, enquanto a Casa Rosa faz o acompanhamento de cerca de 80 pacientes, entre mulheres, crianças e adolescentes.

“Sabemos a importância dos cuidados em saúde mental, pois impacta, diretamente, no bem-estar emocional das pessoas, sendo essencial para uma vida plena e saudável. Nossa rede conta com um atendimento multidisciplinar, com abordagem humana, direcionada para acolher e atender aqueles que precisam desse suporte”, destaca Alex Wingler, secretário municipal de Saúde de Cachoeiro.

Atendimento Caps ad

A rede de saúde mental de Cachoeiro também conta com o Centro de Atenção Psicossocial – álcool e drogas (Caps ad), que oferece serviços de acolhimento a pessoas com dependência química e aos seus familiares; atendimento individual; atendimento em grupos; visitas domiciliares e oficinas terapêuticas.

Para ser atendido no Caps ad, é necessário apresentar documento com foto, CPF, comprovante de residência e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

O equipamento está localizado na rua José Dias Lobato, 163, bairro Otton Marins (rua paralela à Linha Vermelha) e funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h. Mais informações: 3522-4366.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

casal-que-plantou-arvores-21-12-2024

Continuam os cortes de árvores em Cachoeiro: desta vez, em frente ao futuro Hospital do Câncer

projeto-amigos-solidarios-21-12-2024

Grupo do Zumbi reúne doações para ajudar famílias vulneráveis no Natal

inauguracao-lagoa-do-meio-21-12-2024

Governador e Tininho inauguram Lagoa do Meio, o mais novo ponto turístico de Marataízes

default

Último fim de semana do Circo Portugal em Marataízes com ingressos a R$ 20

apreensao-mimoso-20-12-2024

Cinco crianças são resgatadas de casa usada como ponto de tráfico de drogas em Mimoso

gabriel-rita-francisco-20-12-2024

Gabriel Bravo, o “menino de ouro”, brilha em astronomia e xadrez

Ferraco-junior-correa-diplomacao-19-12-2024C

“Não vamos olhar para trás”: Ferraço é diplomado para quinto mandato em Cachoeiro

presidio

Mais de 2,5 mil detentos do ES ganham direito à saída temporária de Natal

Leia mais
plugins premium WordPress