Um fato que tem se tornado cada vez mais rotineiro na vida dos policiais militares é a prisão recorrente da mesma pessoa. A sensação de enxugar gelo. A situação é ainda mais comum quando o preso é menor de idade.
Na noite de segunda-feira (5), em Guaçuí, por exemplo, a PM prendeu dois rapazes acusados de roubarem duas adolescentes na praça principal da cidade. Um dos bandidos é um adolescente de 15 anos, detido em posse de um revólver calibre 32, com quatro munições.
O que chamou a atenção dos policiais é que essa foi a quinta vez que o mesmo adolescente foi detido. A primeira prisão foi no dia 11 de setembro do ano passado por estar em posse de maconha. No dia 16 de dezembro do mesmo ano o rapaz foi preso novamente, desta vez com crack.
No dia 25 de fevereiro deste ano, o mesmo menor foi preso pela PM por porte de arma de fogo. Menos de três meses depois, o adolescente foi detido mais uma vez, no dia 2 de maio, por tráfico de entorpecentes.
No último caso em que o rapaz foi envolvido, nesta segunda-feira, ele e o comparsa de 20 anos teriam abordados as adolescentes, uma delas de 14 anos, apontando a arma para as vítimas e exigindo os aparelhos celulares.
Sem a menor preocupação de serem encontrados os dois acusados foram presos pouco tempo depois passando em frente a um supermercado da cidade.
O rapaz de 20 anos também já tinha passagem por tráfico de crack registrado em 19 de fevereiro de 2019. Não é possível afirmar se ele tem outras passagens, pois pela Legislação brasileira as passagens da pessoa, quando menor de idade, saem do sistema.
Os policiais realizaram contato com o Conselho Tutelar de Guaçuí, devido ao envolvimento do adolescente. A conselheira de plantão atendeu aos militares e contatou o pai do acusado, que o acompanhou até a delegacia.
Como também é frequente, os dois acusados foram levados de viatura policial até a Delegacia de Alegre, onde funciona o plantão, distante a 30 minutos de Guaçuí. Até o final da lavratura da ocorrência, a viatura e os policiais militares ficaram impossibilitados de atender outros chamados.