Produtores rurais de Cachoeiro de Itapemirim estão se capacitando para criação de um circuito de turismo rural na região de Boa Vista, distrito de São Vicente. A forte produção de café e a proximidade com a Pedra da Penha, um dos roteiros turísticos do município, revela um diferencial que está sendo explorado na comunidade por meio de cursos de qualificação.
A Secretaria Municipal de Agricultura e Interior, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), está oferecendo aos produtores locais um curso gratuito sobre associativismo. Esta já é a segunda formação que eles participam.
O objetivo é que os produtores consigam se inteirar melhor sobre o assunto e ampliem seus conhecimentos sobre liderança e legislação, além de conseguirem identificar recursos e potencialidades da região, criando um olhar empreendedor sobre o local onde vivem e trabalham.
“Esses cursos fazem parte de um processo de organização da comunidade para gestão do circuito de turismo rural. Alguns empreendimentos que estão sendo construídos naquela região vão ser administrados pela Associação dos Produtores Rurais. Por isso essa formação, para que eles possam administrar esses empreendimentos. E estamos ainda incentivando a utilização coletiva desses espaços para que não haja concorrência entre eles”, destaca o secretário de municipal de Agricultura e Interior, Robertson Valladão.
Esta capacitação sobre associativismo vai até o dia 14 deste mês e reúne 15 produtores rurais. Outros cursos estão previstos para serem realizados na comunidade.
A iniciativa da secretaria municipal de capacitar os agricultores e criar o Circuito Pedra da Penha, pretende despertar nos produtores um olhar de cooperação para crescimento coletivo da comunidade.
“A nossa maior expectativa é que esse circuito crie oportunidades de negócios para os agricultores ao mesmo tempo em que oferece opções de lazer para a comunidade urbana, que acaba conhecendo o artesanato local, as propriedades, entre outras produções, como o café de qualidade. Tudo isso gera renda e qualidade de vida para o produtor”, pontua Robertson.
Circuitos turísticos rurais
O objetivo do projeto de circuito de turismo rural é gerar alternativas de emprego e renda para os agricultores e seus familiares, a partir da oferta de produtos agrícolas e serviços de lazer, aliados à riqueza de recursos naturais e às paisagens do interior de Cachoeiro.
O trabalho de formação do Circuito é feito por etapas. Em Boa Vista, já foram realizadas visitas técnicas e seminários para a mobilização dos produtores rurais. O momento agora é de capacitação dos agricultores.
Outras regiões de Cachoeiro de Itapemirim também estão recebendo essas capacitações, como o distrito Burarama e a região do Itabira.
“O objetivo é incluir Pedra da Penha, Itabira e Burarama nesse processo do desenvolvimento do turismo regional”, disse o secretário.