O governo do estado abriu inscrições para o programa Nossa Bolsa 2024/02 que irá custear 1 mil bolsas integrais para estudantes capixabas que desejam fazer sua primeira graduação.
No total, estão sendo investidos R$ 47 milhões. São 40 opções de cursos, em diversas áreas, em 30 universidades do Espírito Santo. Os interessados podem se inscrever até 27 junho, no site www.fapes.es.gov.br/nossabolsa.
Para a inscrição é necessário que os interessados tenham concluído o ensino médio e realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), entre os anos de 2019 e 2023, ter renda per capita de até um salário mínimo e meio, além de ter estudado o ensino médio em escola da rede pública ou rede particular com bolsa integral.
O edital pode ser acessado aqui.
O programa prioriza estudantes que moram em bairros com alto índice de vulnerabilidade social e de quem se autodeclara afrodescendente. Os contemplados com as bolsas terão o curso totalmente pago pelo Governo do Estado.
O Programa Nossa Bolsa 2024/02 é uma realização da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) em parceria com a Secretaria da Educação (Sedu).
“Ao garantir que mais jovens tenham acesso ao ensino superior, o governo não só melhora as perspectivas individuais desses estudantes, mas também contribui para um futuro mais próspero e justo para todos”, declarou o diretor geral da Fapes, Rodrigo Varejão.
O novo edital do Nossa Bolsa amplia o público-alvo ao aumentar a renda familiar per capita. Era 1 salário mínimo e passou para 1 salário mínimo e meio.
Segundo o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, o objetivo dessa mudança nos critérios das bolsas é abrir mais oportunidades.
Como é feita a inscrição?
A inscrição está aberta até 27 de junho e deve ser feita pelo site www.fapes.es.gov.br/nossanolsa. O candidato deve preencher seus dados pessoais e escolher qual curso, turno e instituição de ensino que deseja concorrer a bolsa.
Como é a seleção pela nota do Enem?
O interessado pode escolher qual nota do Enem, entre 2019 e 2023, quer usar na seletiva. E, de acordo com o edital, a seleção será feita pela média global de 450 pontos nas provas objetivas e a redação. Além da média global, o estudante deve ter tido nota mínima de 400 pontos na redação.
Quem pode concorrer as bolsas?
O candidato deve ter realizado uma das provas do Enem referentes aos anos de 2019 a 2023 e ter renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio.
O processo seletivo do Nossa Bolsa prioriza o ingresso de pessoas que moram em bairros com alto índice de vulnerabilidade social e de quem se autodeclara afrodescendente ou negro no ato da inscrição. Por isso, é preciso informar o CEP para verificar se o candidato está em um bairro atendido pelo Programa Estado Presente em Defesa da Vida.
Confira as condições
• Ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública localizada no Espírito Santo;
• Ter cursado completamente o Ensino Médio em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição localizada no Espírito Santo
• Ter cursado o Ensino Médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição localizada no Espírito Santo
• Ter concluído curso técnico em um dos Centros Estaduais de Educação Técnica (CEET) no Espírito Santo;
• Ter cursado o Ensino Médio e/ou Curso Técnico nas Escolas do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo.
• Não podem concorrer a uma das bolsas os estudantes que:
• Já tenham sido beneficiários do Programa Nossa Bolsa;
• Já tenham concluído qualquer curso de graduação.