O governador Renato Casagrande e o vice-governador, Ricardo Ferraço, se reuniram em Brasília com cinco ministros do governo federal para discutir temas para o desenvolvimento do Espírito Santo.
As reuniões contaram com a participação dos ministros das Cidades, Jader Barbalho Filho; da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes; dos Transportes, Renan Filho; de Minas e Energia, Alexandre Silveira; e das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.
A comitiva capixaba incluiu ainda integrantes da bancada federal, como o deputado Josias Da Vitória.
Entre os principais assuntos discutidos estavam o projeto de macrodrenagem em Viana, investimentos nas cidades afetadas pelas chuvas de março e a situação das rodovias federais.
Casagrande destacou a importância da adequação do acesso ao bairro Marcílio de Noronha, em Viana, um projeto que a Prefeitura já apresentou no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e que agora busca apoio federal.
O governador destacou a participação do governo federal no apoio aos municípios atingidos pelo temporal de março.
“O governo federal já liberou R$ 23 milhões para os 13 municípios atingidos pela enxurrada, e apresentamos um plano de trabalho com valor estimado em R$ 70 milhões para reforçar a reconstrução”, disse, após encontro com o ministro Waldez Góes.
No Ministério dos Transportes, a pauta incluiu a retomada das obras de duplicação das BRs 101 e 262 e projetos ferroviários, como a ligação ferroviária entre Cariacica e Anchieta e a renovação da Ferrovia Centro-Atlântica.
“Estamos próximos de um parecer definitivo sobre a duplicação da BR-101 e discutimos a importância da ligação ferroviária para fortalecer o corredor Centro-Oeste”, relatou o governador.
A expansão da rede de gás natural e a renovação da concessão de energia elétrica foram os temas centrais da reunião no Ministério de Minas e Energia. “Discutimos a renovação da licença da EDP e o programa ES + Gás, que visa expandir a oferta e a demanda de gás natural no estado”, explicou Casagrande.
Ricardo Ferraço considerou as reuniões produtivas, destacando a importância das discussões para manter a competitividade do Espírito Santo.
“A importação de carros elétricos tem gerado emprego e oportunidades para os capixabas. Foi um dia de muito trabalho e resultados positivos para nosso estado”, avaliou o vice-governador.