Cerca de 60 pessoas se reuniram neste sábado (15) para participar de uma expedição à enigmática Pedra das Caveiras, uma montanha de 605 metros de altitude situada na região do Monumento Natural Serra das Torres, em Atílio Vivácqua.
Veja vídeo abaixo
Organizado pela Prefeitura de Atílio Vivácqua, o evento ofereceu uma oportunidade de explorar um dos locais mais misteriosos e fascinantes da região.
O ponto de encontro foi na rodoviária municipal de onde o grupo saiu em dois ônibus até o início da trilha.
O objetivo era alcançar a caverna próxima ao topo da montanha antes do nascer do sol. O trajeto envolveu uma caminhada de mais de uma hora por uma belíssima mata atlântica de encosta, onde os participantes puderam apreciar a flora e a fauna locais.
Às 5h23 chegaram os primeiros participantes à caverna próxima ao topo da montanha, onde no final do século XIX foram encontradas sete ossadas humanas.
Durante a expedição, foi colocado na caverna um baú adornado com a figura de uma caveira em alto relevo. Dentro do baú, há um livro para que os visitantes deixem seus nomes, uma iniciativa para evitar que as pessoas risquem as paredes da caverna.
“A ideia do baú é registrar a presença das pessoas e diminuir a pixação na pedra, protegendo nosso espaço natural”, explicou Marcio Menegussi Menon, secretário de Meio Ambiente de Atílio Vivácqua.
Soltura de pássaros
Após descerem a montanha, o grupo se reuniu para saborear um café da manhã oferecido pelos organizadores da expedição.
No local, foi realizada a soltura de pássaros, e, de forma simbólica, gaiolas foram destruídas para transmitir a mensagem de que as pessoas devem evitar prender aves.
“Foi um momento de grande significado para todos, reforçando nosso compromisso com a preservação ambiental”, acrescentou Menon.
História e Lenda da Pedra das Caveiras
A Pedra das Caveiras não é apenas uma formação rochosa; ela carrega uma lenda aterrorizante. No final do século XIX, sete esqueletos humanos foram encontrados em uma caverna, gerando uma história que persiste até os dias atuais.
Segundo a lenda, o rico dono das terras ordenou que os índios enterrassem um tesouro na mata e, posteriormente, foram executados por seus capatazes. Após o assassinato dos índios, os capatazes também foram mortos e todos os corpos jogados na caverna.
A rocha ganhou o nome de Pedra das Caveiras em referência ao encontro das ossadas, que é a única parte verídica dessa história.
Essa lenda , junto com a exuberante natureza da região, torna a Pedra das Caveiras um destino irresistível para os aventureiros e entusiastas de história.
A subida é considerada de nível fácil a intermediário. Todo o caminho passa por área particular, por isso, é fundamental bom senso de quem pretende fazer a trilha. Não esqueça de fechar as porteiras e nada de deixar lixo pelo caminho.
Uma resposta
Achei fantástico!! Conhecimento, lazer e respeito a natureza!
Parabéns pela iniciativa!!