O Carmelo Descalço São José, localizado em Vargem Grande de Soturno, em Cachoeiro de Itapemirim, recebeu neste sábado (6) as relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus.
A chegada da urna, vinda da Basílica de Santa Teresa em Lisieux, na França, foi um momento de grande emoção para os fiéis que aguardavam ansiosamente desde a manhã.
A urna chegou à Safra às 10h50, onde dezenas de fiéis já aguardavam. Em seguida, as relíquias seguiram em carro do Corpo de Bombeiros e escoltadas pela Polícia Rodoviária Federal até a Catedral de São Pedro, onde centenas de devotos se reuniam para se aproximar do relicário.
A urna permanecerá na Diocese de Cachoeiro até terça-feira, 9 de julho.
O pároco da Paróquia Nossa Senhora da Penha de Alegre, padre Juliano Ribeiro Almeida, presidiu a primeira das nove missas programadas no Carmelo São José.
“Nós precisamos compreender a mensagem de Teresinha. Não nos apeguemos à Teresinha dos cosméticos: Santa das rosas, dos milagres… ela também é. Mas sua mensagem vai muito além. As rosas são lindas, não são? Mas o que assegura a beleza das rosas, são seus espinhos que a protegem dos predadores. Teresinha também carrega, em sua mensagem, o espinho do sofrimento por amor”, afirmou o sacerdote.
Entre os fiéis presentes estava Maria Tereza Augusta, uma costureira de 63 anos, que expressou sua profunda emoção ao tocar na urna. “Estou realmente muito feliz e sem palavras com o que vi. Estar na presença de Santa Teresinha e nesse lugar abençoado é muito especial”, disse ela.
União e devoção
A Capela do Carmelo também se tornou um local de união para muitas famílias. Rita Lima Santana, de 74 anos, e sua filha Antônia Darly Lima Santana, de 56 anos, compartilharam sua devoção.
“Santa Teresinha foi muito paciente. Eu só gostaria que as pessoas fossem um pouco mais pacientes como ela foi. Os milagres são de poucas vias, curtos, mas muito presentes nas nossas vidas”, afirmou Rita.
Sua filha, Antônia, complementou: “Cresci testemunhando essa relação de amor e devoção da minha mãe com ela (Santa Teresinha), e estar aqui e ver minha mãe tão emocionada e feliz, traduz tudo que desejo para todas as pessoas do mundo.”
Esta é a quarta vez que a urna com as relíquias de primeiro grau vem ao Brasil, tendo passado pela Diocese de Cachoeiro de Itapemirim em 1998.
O relicário, que contém o fêmur e os ossos do pé de Santa Teresinha, foi doado por brasileiros ao Carmelo de Lisieux. As relíquias simbolizam a missão de Santa Teresinha de espalhar a mensagem de Jesus Cristo pelo mundo.
Programação das Atividades
Para celebrar a visita das relíquias, diversas atividades estão programadas no Carmelo São José:
Domingo (7)
- 05h30: Laudes – Monjas Carmelitas
- 07h00: Santa Missa – Pe. João Batista Maroni
- 09h00: Santa Missa – Adilson Santana do Carmo, CP
- 11h00: Santa Missa – Cristian Vieira Batista
- 15h00: Santa Missa – Pe. Carlos R. Carvalho
- 17h00: Vésperas – Monjas Carmelitas
- 18h00: Santa Missa – Frei Cleber Abel dos Santos, OFM.Cap
Segunda (8)
- 05h30: Laudes – Monjas Carmelitas
- 07h00: Santa Missa – Frades Agostinianos Recoletos – Cachoeiro
- 09h30: Momento de Oração – Com. Santa Teresinha
- 11h00: Santa Missa – Frei Milton Gonçalves Rocha, CFP
Após a Santa Missa, as relíquias seguirão para Mimoso do Sul, município mais atingido pela chuva de março.
Terça (9)
- 06h00: Santa Missa – Pe. Enildo Genésio de Souza
Após a Santa Missa, as relíquias seguirão para a Diocese de Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro.