A prefeitura instalou novos quebra-molas em Cachoeiro. Como as novas estruturas geraram debates nas redes sociais ao longo da semana, o Dia a Dia procurou os órgãos responsáveis para confirmar onde foram instalados e o critério para escolha dos locais.
Ao longo da semana, segundo a prefeitura, foram instalados cinco quebra-molas. O último deles foi colocado neste sábado (12) em um trecho da avenida Samuel Levi, na entrada da ponte de acesso ao Teatro Municipal.
Outros dois quebra-molas já haviam sido instalados na Samuel Levi, sendo um próximo à Refrigeração Corrêa, logo após a Ponte de Pedestres e outro após a Ponte de Ferro, perto do cruzamento com a Pinheiro Júnior.
O município também instalou um quebra-molas na avenida Mauro Miranda Madureira, a Rodovia do Valão, perto do Magnus Motel e outro no bairro Independência, na entrada do bairro Nossa Senhora Aparecida (Corte Grande),
De acordo com o secretário de Obras, Rodrigo de Almeida Bolelli, as obras são resultado de um estudo detalhado de mobilidade urbana e seguem rigorosos critérios técnicos para garantir a eficiência e a segurança dos redutores de velocidade.
“Recebemos entre 30 a 40 solicitações de instalação de quebra-molas por dia. Muitos destes pedidos não estão dentro das normas de especificações de trânsito e por isso não pudemos atender,” afirmou.
Entenda o processo
O secretário de Segurança e Trânsito, Ruy Guedes Barbosa Junior, detalhou as etapas, até a conclusão da instalação dos quebra-molas.
O processo começa com o encaminhamento das solicitações – normalmente feitas pelos moradores ou por alguma indicação de vereador – ao setor de Mobilidade, dentro da Secretaria de Obras, que analisa tecnicamente a viabilidade da instalação e qual quebra-molas deve ser instalado.
Em seguida, o projeto segue para análise da equipe da Secretaria de Segurança e Trânsito para verificar a sinalização. “As placas são colocadas entre 15 a 20 dias antes da instalação do quebra-molas para alertar os motoristas”, disse.
Por fim, a Secretaria Municipal de Manutenção e Serviços (Semmat) executa a obra.
A última etapa é a pintura do quebra-molas. “No mesmo dia da execução, a pintura é realizada, mas precisamos aguardar o tempo de cura do asfalto, que leva de 1 a 2 horas, dependendo das condições climáticas,” destacou.
Locais dos 5 novos quebra-molas
- Avenida Samuel Levi, entrada da ponte em frente ao Teatro Municipal
- Avenida Samuel Levi, próximo à Refrigeração Corrêa, logo após a Ponte de Pedestres
- No final da avenida Samuel Levi, após a Ponte de Ferro, perto do cruzamento com a Pinheiro Júnior
- Bairro Independência, entrada do bairro Nossa Senhora Aparecida (Corte Grande)
- Avenida Mauro Miranda Madureira (Rodovia do Valão), próximo ao Magnus Motel
Uma resposta
Boa noite?
Precisamos de um desses na Entrada da Ponte de Ferro, trabalho alí e vejo cada situação entre carro, motos e pedestres.
Perigosíssimo, extrema necessidade!🙏🏼