Músicos talentosos, artesãos locais e uma variada oferta gastronômica proporcionaram um final de semana bem diferente na região do Itabira, conhecida por suas belezas naturais.
Durante dois dias – sábado e domingo, o Festival Itabira Sanfona e Viola encantou o público com uma programação diversificada na sede do clube Lazer Águas do Itabira.
“O entusiasmo da comunidade foi essencial para o sucesso do evento”, afirmou o presidente da Associação de Moradores do Itabira (Amori), Marcos Fabre.
O festival contou com apresentações de artistas regionais, incluindo Lucinha Braga, Helinho da Viola, Magno Mota, Jovercino Barbosa e a Banda Forró Country.
O público foi cativado pelos ritmos vibrantes e pelas performances enérgicas que destacaram o melhor da Moda de Viola.
Além da música, o festival ofereceu uma feira de artesanato local, onde os visitantes puderam adquirir peças únicas e conhecer mais sobre a cultura artesanal de Itabira.
As opções gastronômicas também foram um grande atrativo, com barracas oferecendo comidas típicas que agradaram a todos os gostos.
Projetos culturais enriquecem festival
O público que participou do festival pode conhecer alguns dos projetos desenvolvidos pela agente cultural Dandara Dias de Oliveira, conhecida como Dandara Cult.
Dandara apresentou no projeto iniciativas como “A boneca Rebeca”, “Dandara vive em mim – Podcast” e “Histórias que meus avós contavam”.
Em Histórias que meus avós contavam, a agente cultural resgata e preserva a tradição oral e as histórias passadas de geração em geração, ressaltando o rico patrimônio cultural da comunidade.
“A participação especial de Dandara enriquece o festival com seus projetos culturais, destacando a importância de apoiar e promover a cultura local, as tradições e o turismo”, comentou Angélica Rigon Volpato, representante da Projeta Assessoria Sociocultural e Ambiental.