Itapemirim, no Espírito Santo, poderá se tornar um importante hub logístico para o Brasil e para o mundo com o anúncio da construção de um aeroporto de cargas com capacidade para receber aviões de todo país e do exterior.
O projeto do Itapemirim Logistics Airport, que será financiado por um fundo de investimento europeu e árabe, prevê um investimento de U$ 600 milhões, o equivalente a R$ 3,3 bilhões com a geração de 10 mil empregos.
O anúncio foi feito em uma coletiva de imprensa na pousada Chalés do Frade, com a presença de representantes do grupo Oporto Forte, que representa o fundo de investimento, e da empresa Revoe Transporte Aéreo, responsável pelo projeto do aeroporto, além de lideranças da Prefeitura de Itapemirim.
“Seremos o primeiro aeroporto com torre internacional noturna, funcionando 24 horas e capaz de realizar entradas internacionais”, destacou o diretor do grupo Revoe, Fábio Rocha.
O novo aeroporto vai ocupar uma área de 3 milhões de metros quadrados. Com uma pista principal de 4,5 quilômetros e pistas secundárias, o aeroporto será capaz de receber aeronaves de grande porte, oferecendo uma solução para a logística de cargas, especialmente na região Sudeste, responsável por 65% do PIB do país.
Além da infraestrutura dedicada ao transporte de cargas, o projeto inclui a construção de um complexo industrial aeronáutico para manutenção de helicópteros e aviões, galpões de armazenamento e até mesmo hotéis categoria cinco estrelas e de trânsito para receber empresários e funcionários.
O aeroporto também será um ponto estratégico para operações off-shore, atendendo as plataformas de petróleo nos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo.
Flavio Matos, analista de negócios do grupo Revoe, destacou a importância do projeto: “Estamos mais próximos dos poços de exploração do Rio de Janeiro do que o próprio Rio de Janeiro, o que coloca Itapemirim em uma posição privilegiada para essa operação.”
A expectativa é que as obras sejam iniciadas em um ano, tempo estimado para obtenção das licenças necessárias, com a primeira fase da operação, dedicada aos helicópteros, prevista para começar um ano após o início das construções.
Durante a fase de construção, estima-se que serão criados 3 mil empregos diretos e indiretos, número que deve saltar para 10 mil postos de trabalho quando o aeroporto estiver em plena operação.
Sergio Castro, CEO do grupo Oporto Forte, ressaltou a trajetória do grupo, que já tem 31 anos de experiência, viabilizando projetos de grandes fundos europeus e do Oriente Médio.
Fique por dentro
- Projeto: Itapemirim Logistics Airport
- Investimento: U$ 600 milhões (equivalente a R$ 3,3 bilhões)
- Área: 3 milhões de metros quadrados
- Total do terreno: 1.074 hectares (10,7 milhões de metros quadrados)
- Hangares: 396 mil metros quadrados
- Capacidade: Pista principal de 4,5 km, pistas secundárias
- Outras edificações: galpões, hotéis, complexo industrial, área de lazer, shopping
- Previsão de início das obras: Um ano (período estimado para obtenção das licenças necessárias)
- Geração de empregos: 3 mil na construção e 10 mil na operação
Respostas de 42
MT BOM,,,,,,, INÍCIO DE UMA NOVA ERA ,,,, EIS QUE CHEGA O FUTURO DO ES E ATÉ DO BRASIL,,,,, RUMO AO PROGRESSO,
SHOW DE BOLA,, TAMOSJUNTOS,,,,!!! TENHO CURRÍCULO DE TÉCNICO EM TURISMO,, EXPERIENTE, AGUARDANDO O FUTURO PROMISSOR,,,,,,!!!! AVANTE *ES*
Será uma obra igual ao porto de Itaipava e/ou de Presidente Kennedy?
Com certeza
Todo ano é a mesma notícia….não dá pra acreditar…..
sao obras bem diferentes… as obras de porto que vc mencionou foram criadas pela prefeitura de determinado município.
Por outro lado, esse projeto do aero porto é um investimento internacional.
BOM DIA ,,, OTIMA NOTICIA, ASSIM A CIDADE VAI CRESCENDO A CADA DIA MAIS.
Boa notícia para Itapemirim
eis que demorou um empreendimento deste nível em nosso estado.
A notícia é muito boa, desejo toda a boa sorte! Mas, esses grandes projetos aeroportuários nem sempre se concretizam no Brasil. Já ficaria muito feliz se a pista fosse de 3.200 x 45m resistência do piso PCN72. Com certeza só ficará pronto em 10 anos. E como fica o projeto ultrapassado em andamento do aeroporto regional de Itapemirim para atender apenas aeronaves de no máximo 40 passageiros? O governo do estado tem visão míope do modal aéreo.
Concordo. E nem precisaria ser em Cachoeiro. Poderia aproveitar outra região e fazer um aeroporto misto. Cachoeiro/Itapemirim está no meio de Campos e Vitória. Poderia ter voos regionais como o ATR ou os Embraer de 70 a 90 lugares, mas também poderia ter conexões com Campinas, Guarulhos, Rio, BH, entre outros.
Poderíamos investir em logística, receber muitos itens pelos portos e ligar rapidamente mais da metade do PIB brasileiro
Espero que não fique só no papel mas sim que os planos dos projetos de iniciação ao final se concretizam para um desenvolvimento sustentável e geração da economia em um todo oportunidades trabalho. Mas cade oprojeto da Valle rio doce o ramal VIX, Presidente Kennedy, R.j. Será!?✈️🛩🛬🛫🚁🚢🚠🚆🚉👀✌️
Tomam vergonha na cara,toda época de eleição vem com essas mentiras no intuito de iludir o cidadão de Boa fé.
Oq isso tem a ver? o investimento nao é do governo, e muito menos da prefeitura. A matéria diz ser um investimento internacional.
Isso nao levanta “bandeira” de nenhum politico.
🤭 será que é mais uma pegadinha?
Kkkkkkkkkkkk esse é você
Deus esteja na direção para que isso possa ser realizado
Estamos precisando de progresso em nosso ES
Parabéns itapemirim que tudo seja resolvido rápido nos órgãos competentes para não atrapalhar .
Ofício da obra
Ver pra crer, ano de eleição é um inferno de promessas.
O Espírito Santo , terá a oportunidade de deixar de ser o patinho feio da região sudeste.Chega de ser referenciado por belas praias , muqueca capixaba e Roberto Carlos.
Será que vão precisar de vários operadores
de empilhadeiras? Já começo de olho numa vaga.kkk
Técnico de operações e emergência com 20 anos de experiência no aeroporto galeão procurando oportunidade de emprego Contato 21-995880093 Claudio Azevedo
Se nem Camilo Cola fez esse aeroporto decolar, dúvido muito que vá adiante.
Ano politico aparece tudo
Engraçado é que anunciaram há anos na mesma região sul, o tal do Porto Central, que nunca sai do papel. Agora, esse aeroporto, o que na prática iria concorrer com o porto.
A rigor, não acredito que nenhum dos dois projetos saia do papel. Principalmente esse aeroporto, porque não gaveris demanda para tamanho investimento. O progresso no ES está na Grande Vitória e no Norte (Linhares e São Mateus).
É muito bom para ser verdade. Além das conhecidas dificuldades criadas pelos Órgãos Ambientais, esses mega projetos costumam ser apenas “um sonho de verão.”. A conferir.
Também não acredito que saia do papel. Não há demanda na região para rebanho investimento. E ainda tem na região o porto central, que há anos não sai do papel.
Vou ficar na torcida. Até por que com esse mega empreendimento abrirar muitas portas de empregos. Eu como representante do plano de saúde unimed fico é claro na torcida. Vamos ficar no torcida que já é uma realidade
Não se iludem.
Se o porto de Kenedy não sai do papel, uma obra dessa grandeza vai sair???
Ano de campanha para os “gatunos” encherem os cofres e enganarem os desavisados e/ou ignorantes.
Quaaaa. Esse projeto todo era pra ser em Linhares. Na eleição apareceu em Itapemirim. Depois da eleição vai parar no novo aeroporto internacional de Porto Seguro.
Ano que vem aparece mais gente…
Ficamos na expectativa do crescimento e já me coloco a disposição para prestar serviços de atendimento através da nossa clínica médica na área de SAÚDE OCUPACIONAL E SEGURANÇA DO TRABALHO , tanto na elaboração dos laudos, treinamentos, médico do trabalho, realização exames complementares, entre outros…
Onde será instalado essa obra de arte kkkk
A muitos anos esses tipos de reportagens aparecem em épocas de eleições! Portos gigantes que nunca chegaram , usinas gigantes que nunca nem começaram e na realidade só diminuíram ( vide o encolhimento da Samarco) . No jornal A Tribuna todo ano tinha várias dessas reportagens! Isso é iludir e mentir para a população, uma pena que isso continue!
🤭 será que é mais uma pegadinha?
Por se tratar de investimento significativo a logística, é pretensão de se ter agregado ao investimento linha férrea para translado de produtos aos três estados SP/RJ/MG, com a finalidade de reduzir o número de caminhões nas estradas, aumentando assim a eficiência energética?
Comentar o Q mesmo?
Contem outra.
Parabéns ! Rumo ao futuro . Excelente projeto e grande empreendimneto . Inclusive plantei um pé de tâmara hoje , que certamente estará produzindo e será servida na inauguração do aeroporto . 👏👏👏👏👏👏
Utopia e sonhos não faz mal a minguem, porém em anos de eleições os abutres e oportunistas de plantão, vêm essas ocasiões para tripudiar da crendice do povo humildes e mal informados,, infelizmente por falta de oportunidades, para prometer soluções miraculosas, assim manter-se no poder. Espera-se que seja verídico e real.
EM 1984, aqui no ES, recebemos o ENTÃO, Príncipe Charles da Inglaterra, para a inauguração das fábricas de celulose.
Parecia um conto de fadas.
Hoje, já sabemos que AS ÁGUAS DO SUBSOLO, do aquifero do nosso Estado, já viraram, literalmente, vapor.
Nosso Estado, tornou-se UM deserto de eucalipto para produção de celulose.
Nossas rodovias, se tornaram grande carrilhão de morte, porque O transporte de cargas madeira, destruiu a logística de outras atividades da região.
Sem falar que, o transporte de linhas férreas, FORAM EXCLUÍDAS, de nosso meio de transporte de cargas.
Assim, TODOS OS políticos vêm, fazem planos gigantes para alguns se beneficiarem,
E o POVO?….. Bem! O povo, fica SÓ OLHANDO O TEMPO PASSAR.
A terceira ponte, VILA velha, Vitória, FICOU inaugurada por décadas.
Sem poder passar por ela..
Parece que é sempre assim.
Essa história é igual aquele do Sheik de Arak que esteve com o governador do ES anjnciandi que iria trazer mundos e fundos para o estado. No final dado contas veio, falou, comeu nossa deliciosa muqueca capixaba e foi embora deixando uma conta enorme para pagar. Investimentos desse porte precisam de obras estruturantes, estudos, audiências públicas, desapropriacoes, tantos outros procedimentos…
Ainda bem que comprei mais 150 terrenos em itapemirim
Show quero fazer parte dessa empresa com transporte utilitários logística tenho carro
E aí,será?