Prepare-se para uma viagem ao passado, onde as lendas e histórias contadas pelos antigos moradores do Itabira, em Cachoeiro de Itapemirim, ganham vida em um documentário.
Nesta quinta-feira (05), a produtora cultural e professora Dandara Dias de Oliveira lançará o aguardado “Histórias que meus avós contavam”, um projeto dedicado à preservação da memória local da região do Itabira.
O evento, que acontecerá a partir das 19h no Sindicato Fiscal de Cachoeiro, promete uma noite cheia de cultura, com bate-papo com a comunidade, apresentações musicais da Família Dias, e presença de alunos do EJA da Escola “Lions Sebastião de Paiva Vidaurre”.
A entrada é gratuita.
Aprovado no Edital 025/2022 – Lei Rubem Braga de fomento à cultura da Prefeitura de Cachoeiro, o documentário realizou diversas entrevistas com moradores mais antigos da localidade do Itabira, que contaram suas histórias e as lendas que atravessam as gerações.
O projeto conta com a produção cultural da Projeta – Assessoria Sociocultural e Ambiental e produção audiovisual da agência Alpha que, junto à proponente, elaboraram os roteiros, as visitas aos moradores e a coleta do material para criação da obra.
“Realizar o projeto Histórias que meus avós contavam foi uma experiência incrível que, além do resgate histórico e da preservação da oralidade de nossa comunidade, incentivou a valorização cultural familiar”, destacou Dandara.
Ela completou dizendo que o projeto foi uma ação educativa, destacando o quanto cada indivíduo influencia na construção da identidade social.
“Cada entrevista foi um momento de imensa emoção, relembrando os causos contados pelos nossos ancestrais é revisitando a nossa construção histórica e social. São histórias de vida que nos inspiram a continuar, apesar de todos os desafios”, ressaltou.
Angélica Volpato, responsável pela Projeta, conta que “produzir esse documentário foi especial. Moro no Itabira com minha família e participar de um projeto que salvaguarda essa memória foi, sem dúvida, muito importante”.