Estudantes da Escola Família Agrícola de Cachoeiro de Itapemirim (Efaci) participaram do II Fórum do Café Sustentável, organizado pela escola e com o apoio do Incaper.
O evento, realizado no dia 25 de setembro na Fazenda Experimental Bananal do Norte em Pacotuba, teve como foco capacitar os jovens para a realidade da cafeicultura capixaba, abordando temas como mercado do café, empoderamento feminino, nutrição das plantas e manejo sustentável.
Com foco na sustentabilidade, o fórum contou com palestras de cinco profissionais do Incaper, que abordaram temas técnicos, econômicos, ambientais e sociais relacionados ao cultivo do café.
O engenheiro agrônomo Marcelo Mello Lobato destacou o potencial do mercado de café e orientou os jovens sobre como se diferenciar nesse setor cada vez mais competitivo.
A participação feminina na cafeicultura também foi tema de destaque, com a extensionista Patrícia da Matta, coordenadora do projeto Mulheres do Café, incentivando as alunas a reconhecerem seu papel transformador.
Outro ponto relevante foi a palestra de André Guarçoni, pesquisador do Incaper, sobre a importância da nutrição e da adubação para uma colheita produtiva.
Os alunos também participaram de atividades práticas, como o manejo da poda de ciclo do café conilon, conduzidas pela professora Uliana Ribeiro, seguida de uma demonstração em campo realizada pelos técnicos João Felipe Brites Senra e Idalina Sturião Milheiros.
Para João Felipe Brites Senra, o fórum foi uma excelente oportunidade para aproximar os jovens da realidade do campo.
“Muitos deles vêm de famílias de produtores rurais e essa troca de conhecimento é fundamental para que eles enxerguem as possibilidades de crescimento na cafeicultura e a importância de manter a sucessão familiar nas propriedades”, avaliou.