O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), desembargador Carlos Simões Fonseca, reforçou, na manhã deste sábado (5), a importância da integridade do processo eleitoral durante a abertura da Cerimônia Pública de Definição das Urnas Eletrônicas a serem auditadas, realizada no auditório do TRE-ES.
Em sua fala, o desembargador destacou a necessidade de confiança e transparência em todas as etapas da eleição, pedindo um olhar mais consciente da população no momento de votar.
Durante a cerimônia, o presidente enfatizou o papel da sociedade no processo eleitoral e ressaltou que o estado possui um parque de urnas eletrônicas com reservas suficientes para atender a qualquer eventualidade.
“Minha declaração hoje é uma declaração de confiança, é uma declaração de transparência. É chamar a sociedade, todos os atores envolvidos neste processo, para juntos proporcionarmos eleições tranquilas, limpas e serenas”, afirmou.
O desembargador também abordou um tema sensível, o impacto negativo da compra e venda de votos. Ele fez um apelo para que os eleitores compreendam a gravidade de vender seu voto, associando essa prática à corrupção.
“O voto é sagrado, não venda seu voto. Quando você vende seu voto, você está praticando um ato de corrupção tanto quanto aquele que o comprou”, alertou.
Carlos Simões Fonseca ressaltou ainda que o momento de debates acalorados já passou e que agora é hora de reflexão e consciência sobre a escolha a ser feita nas urnas.
Ele pediu aos eleitores que ponderem suas opções com serenidade, destacando que a responsabilidade de escolher o futuro da sociedade está nas mãos de cada cidadão.