seg 21/outubro/2024 23:39
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Garis entram em greve em Cachoeiro após anúncio de demissão de 57 funcionários

redacao
Redação Dia a Dia

Garis, coletores, jardineiros e operadores de roçadeiras de Cachoeiro de Itapemirim, funcionários da empresa Corpus Saneamento, decretaram greve na manhã desta segunda-feira (21).

A paralisação, que contou com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores de Limpeza (Sindilimp), foi motivada pelo anúncio de demissão de 57 trabalhadores, o que gerou revolta entre os servidores.

De acordo com o sindicato, a greve continuará até que a empresa suspenda os avisos de desligamento.

Segundo a presidente do Sindilimp em Cachoeiro, Ivanir dos Santos Reis, os trabalhadores já vinham sofrendo pressão desde o período eleitoral, quando foram informados que demissões poderiam ocorrer dependendo do resultado das eleições municipais.

“Na última quinta-feira, fomos notificados oficialmente sobre as demissões, e, na sexta-feira, 20 trabalhadores já tiveram seus contratos suspensos. Outros 37 devem ser desligados em breve”, explicou Ivanir.

Ivanir destacou a importância da paralisação, pedindo o apoio da população para a causa dos trabalhadores terceirizados.

“Sabemos o impacto que a falta de coleta de lixo e limpeza urbana pode causar, mas é uma luta justa. São pais e mães de família que dependem desse emprego. Pedimos desculpas pelo transtorno, mas precisamos do apoio da sociedade e da consciência dos gestores públicos.”

Prefeitura afirma que pagamentos estão em dia

Em nota, a Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim afirmou que os serviços de limpeza pública são realizados por uma empresa terceirizada, contratada por meio de licitação.

Ressaltou ainda que o número de equipes trabalhando são definidas considerando a sazonalidade do trabalho e da demanda, podendo ter mais ou menos mão-de-obra a partir de certos períodos do ano e levando em consideração a capacidade orçamentária e financeira do Município.

A Prefeitura afirmou ainda que os pagamentos com a empresa estão rigorosamente em dia. Afirmou também que para não deixar a população sem os serviços, irá propor ainda hoje ação judicial apontando a ilegalidade do movimento sindical e solicitando a retomada imediata dos serviços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitores também comentam…
paralisacao-garis-cachoeiro-21-10-2024

Garis entram em greve em Cachoeiro após anúncio de demissão de 57 funcionários

davi-19-10-2024

A história de Davi: superação e inclusão através do Programa Integrar

rosto-menino-negro-19-10-2024

Dei a volta por cima

montanha-dos-apalaches-19-10-2024

Sobre Homens e Montanhas: As montanhas assombradas dos Apalaches

casa-roca-escolinha-19-10-2024

A escolinha

mulheres-maos-cerradas-19-10-2024

A história de uma/muitas vidas

Sejus

Sejus abre Processo Seletivo Simplificado; confira as vagas

Queimadas

ES não registra desmatamento e queimadas ilegais nos últimos 12 dias, aponta sistema

Leia mais
plugins premium WordPress