Pouco conhecida até mesmo pelos moradores de Cachoeiro de Itapemirim, a região do Vale do Segredo agora integra oficialmente o mapa turístico do Espírito Santo. Com a aprovação de um projeto de lei na Assembleia Legislativa, o Vale, que se estende pelas áreas rurais de Urtiga, Gruta e Alto Gruta, em Cachoeiro, e pela comunidade de Belém, em Vargem Alta, foi reconhecido como uma nova atração turística e cultural.
A Rota do Vale do Segredo abrange uma região conhecida por suas paisagens naturais e pela produção agrícola diversificada, com destaque para o cultivo de café, banana, hortaliças e a prática da piscicultura.
Além disso, a agroindústria local se destaca na produção de mariola, doces caseiros, linguiças e queijos, todos fabricados por pequenos e médios agricultores da região, oferecendo um potencial único para o agroturismo.
O autor do projeto, deputado Wellington Callegari, destacou a relevância da iniciativa: “Cachoeiro de Itapemirim e Vargem Alta são cercadas por belezas e riquezas naturais. O Vale do Segredo é uma delas, e necessita de investimentos públicos para promover seu artesanato, gastronomia, agroturismo e ecoturismo. Isso irá fortalecer a economia local, gerando emprego e renda e valorizando o trabalho das famílias rurais”, afirmou.
O parlamentar também ressaltou a importância da região Sul para a economia capixaba: “Cachoeiro e Vargem Alta desempenham um papel fundamental na economia do Estado. Enquanto Cachoeiro é destaque na extração de rochas ornamentais, Vargem Alta brilha na agricultura. Recentemente, concedemos a Vargem Alta o título de ‘Capital Capixaba da Culinária Suína’, reconhecendo sua significativa participação no comércio e criação de suínos no Espírito Santo”, comentou.
O projeto agora segue para sanção ou veto do governador Renato Casagrande.