O advogado de 41 anos preso nesta quarta-feira (23), durante a primeira fase da “Operação Serôdia” em Cachoeiro de Itapemirim, publicada em primeira mão pelo Dia a Dia, é suspeito de repassar informações estratégicas ao líder de um esquema de tráfico de drogas que atua no bairro Nossa Senhora Aparecida.
A operação foi realizada pela Delegacia Especializada em Narcóticos (Denarc) de Cachoeiro de Itapemirim, com o apoio do Centro de Inteligência e Análise Telemática (Ciat) Sul, visando desmantelar a organização criminosa.
Segundo a Polícia Civil, o advogado teria fornecido dados ao líder do grupo, que está preso, para auxiliar na logística e no controle das operações do tráfico.
O advogado, de acordo com a polícia, teria atuado como um elo entre a liderança e os demais membros do grupo, ajudando na coordenação das atividades ilegais. A investigação aponta que ele se aproveitava de sua condição profissional para manter contato direto com o chefe da organização dentro da prisão.
Durante as buscas na residência do advogado, foram apreendidas duas armas de fogo, uma pequena quantidade de maconha e celulares.
Além de cumprir a medida cautelar de busca e apreensão domiciliar, a Justiça determinou que o advogado está proibido de manter qualquer contato com outros envolvidos no esquema e de acessar estabelecimentos prisionais, visando impedir que ele continue a facilitar as operações do tráfico.
A operação, que também teve o apoio de diversas delegacias de cidades vizinhas, envolvendo o empenho de 40 policiais civis, resultou na prisão de quatro indivíduos.
No bairro Nossa Senhora Aparecida, foi cumprido um mandado de prisão contra um homem de 32 anos. Nas buscas, foram apreendidos uma motocicleta, uma pistola calibre .40, uma bucha de maconha e aparelhos celulares.
No local, também estavam outros dois indivíduos, de 21 e 20 anos, ambos do Complexo do Alemão, no Estado do Rio de Janeiro, com passagens pela polícia por roubo e lesão corporal.
Ao todo, foram apreendidos cinco veículos e quantias em dinheiro, intensificando o impacto sobre a estrutura financeira da organização criminosa.
Operação Serôdia
A palavra “serôdia” significa “tarde” ou “tardio”. A primeira fase da operação ‘Serôdia’ foi realizada com o objetivo de cumprir medidas cautelares de prisão temporária e busca e apreensão domiciliar contra quatro indivíduos que ocupavam posições de liderança no tráfico de drogas no bairro Nossa Senhora Aparecida, em Cachoeiro de Itapemirim