qui 10/abril/2025 17:50
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Nosso senso de paladar

Post Artigo - Instagram - 22
Raquel Poleto Fonseca

Já reparou que, quando o nariz está congestionado, até o prato mais temperado parece sem graça? Vamos fazer um teste rápido: pegue uma folhinha de tempero fresco, tape o nariz e mastigue. O que sente? Bem, imagino que quase nada. Agora solte o nariz e respire fundo — de repente, o sabor explode, dominando tudo! Não é incrível como o olfato afeta o nosso paladar?

O Nariz

Saborear é muito mais do que sentir gosto – envolve o nariz fazendo sua parte, captando aromas no ar. No caso do vinho, é o momento em que as moléculas saltam da taça para o seu olfato. “Mas como isso acontece? ” – você pode perguntar. É aí que entra a prática de girar a taça. Sim, parece um pouco esnobe, mas funciona! Se o vinho oferece algo a mais do que o álcool, são as camadas de aromas que evoluem com o oxigênio. Girar a taça é tipo o equivalente etílico de dar aquele “tchan” no visual antes de sair — ele fica mais interessante!

Na prática é simples: sirva uma pequena quantidade de vinho, segure sempre pela haste e base da taça e faça pequenos movimentos circulares (umas quatro voltinhas, nada de liquidificar o vinho). Aproxime a taça do nariz, inspire profundamente e aproveite a onda aromática. Pode parecer estranho no começo, mas com a prática você se acostuma e vai perceber que o cheiro de cada gole muda com o tempo.

A Boca

Agora, voltando à experiência inicial com o tempero: tapar o nariz bloqueia o caminho dos aromas, o que limita o sabor. Quando falamos de sabor na boca, é hora das papilas gustativas entrarem em ação. Elas estão espalhadas na língua, entretanto são capazes de identificar apenas os cinco gostos básicos: acidez, doçura, amargor, sal e o umami (aquele saborzinho delícia de glutamato monossódico nos salgadinhos). Hoje sabemos que toda a língua sente esses gostos, e que aquele “mapa da língua” com áreas específicas para cada sabor é coisa do passado.

WhatsApp As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲

✅ Entrar agora

No vinho, também temos três sensações extras: o tanino, aquele que lembra a “cica” de banana verde na boca, típico dos vinhos tintos; o álcool, que deixa uma sensação “quente” depois de engolir; e as borbulhas dos espumantes, que podem variar de um formigamento agradável até uma pequena “explosão” na boca, como Dom Perignon disse ao provar espumantes: “Estou bebendo estrelas! ”

Para experimentar bem, comece com um gole sem pretensão, só para “assentar” o vinho na boca. No segundo, passe o líquido devagar, com um leve bochechar, sinta o tanino e o corpo. E, no terceiro, verifique se os aromas se confirmam na boca. Cada gole é uma descoberta.

O Prazer de Degustar

O bacana é que todos nós temos sensibilidades muito diferentes (e preferências bem diferentes do que conseguimos saborear facilmente). É por isso que não há definições absolutas na degustação de vinhos. Ninguém pode dizer que está certo ou errado em sua opinião sobre um vinho. O que encontramos são experiências compartilhadas, características semelhantes entre uvas. Porém o mais importante é respeitar nossa individualidade e a ocasião em que se bebe esse vinho.

Agora é com você! Escolha o seu vinho preferido, utilize as técnicas olfativas e gustativas, chame os amigos e compartilhe a experiência deliciosa que é descobrir o máximo que cada garrafa pode oferecer.

Saúde!

Raquel Poleto Fonseca, natural de Cachoeiro de Itapemirim, é escritora, contadora e sommelière de vinhos pelo Instituto Federal de São Paulo, com certificações especializadas pela Embrapa Uva e Vinho, Instituto Federal do Rio Grande do Sul e Enagro. É curadora de confrarias e do projeto Livros e Vinhos, unindo sua paixão por palavras e vinhos para criar experiências que conectam pessoas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitores também comentam…
julgamento-marido-maria-luiza-mimoso-10-04-25

Homem é condenado a 36 anos de prisão por matar e esconder corpo da mulher em Mimoso

Campanha contra assédio entre colegas em Anchieta

Assédio entre colegas é tema de campanha em Anchieta

Técnicas caseiras para fortalecer os cabelos e evitar a queda

Técnicas caseiras para fortalecer os cabelos e evitar a queda

Chegada de carros nos portos capixabas

Desembarque de luxo: carros chineses chegam ao Brasil pelos portos capixabas

praça-de-fátima-10-04-25

Domingo tem passeio ciclístico e Copa Cachoeiro de Bicicross

Posse de 734 concursados em Cachoeiro

Maior posse de servidores em décadas muda cenário do serviço público de Cachoeiro

Sérgio Sampaio será homenageado no final de semana em Cachoeiro

Cachoeiro homenageia Sérgio Sampaio durante o fim de semana

cahoeiro food beer-09-04-25

Empreendedores já podem se inscrever para expor no Cachoeiro Food Beer

Leia mais