sex 19/dezembro/2025 09:47
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Diplomas de prefeito e vice de Castelo foram cassados após recurso do MP Eleitoral

Foto: Alessandro de Paula

A cassação dos diplomas do prefeito de Castelo, Luiz Carlos Piassi, e do vice dele, Pedro Nunes de Almeida, ocorreu após recurso contra a expedição de diploma apresentado pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), por meio da Promotoria Eleitoral de Castelo. Foi com base nele que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou que novas eleições ocorram na cidade.

A decisão do TSE, no entanto, só deve ser cumprida assim que o acórdão do julgamento for publicado. Enquanto isso, a cidade segue em compasso de espera. A prefeitura deve ser assumida pelo atual presidente da Câmara Municipal, Domingos Fracaroli.

No recurso, o MPE sustentou que o prefeito não preenche os requisitos para ser diplomado, uma vez que foi condenado em 2013 por atos de improbidade administrativa, com base em uma ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) e confirmada pelo Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES).

Leia mais: Além de Castelo, três cidades capixabas tiveram eleições fora de época desde 2017

Piassi teve os direitos políticos suspensos por cinco anos. Em 2016, entretanto, ele disputou as eleições municipais respaldado por uma liminar, que foi derrubada um dia após o resultado do pleito, ou seja, antes da diplomação da chapa.

O MPE argumentou ainda que o diploma do vice-prefeito, Pedro Nunes de Almeida, também deve ser cassado porque a chapa é indivisível.

O TSE manteve o entendimento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) de que, na data da diplomação, o prefeito eleito estava com seus direitos políticos suspensos e concluiu que a cassação da chapa majoritária implica na realização de novas eleições no município.

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

diocese-matriz-velha-

Centro Social Madre Tereza realiza mais de 5 mil atendimentos em Cachoeiro

casa-verde-orquestra-sinfonica

Orquestra da Casa Verde se apresenta na Catedral de São Pedro nesta sexta (19)

cachoeiro-sala-de-aula

Prefeitura de Cachoeiro promete abono de R$ 2 mil a profissionais do magistério

findes-prestacao-de-contas-18-12-2025

Economia do ES cresce acima da média do país, aponta Observatório da Findes

Bilhetes de aposta da mega-sena

Mega-Sena acumula de novo e próximo prêmio deverá ser de R$ 62 milhões

casagramde-ricardo-18-12-25

Ricardo Ferraço é o nome do governo Casagrande para 2026

policia-civil-falsa-advogada-itapemirim-18-12-2025

Polícia Civil faz operação contra falsa advogada em Itapemirim

professor-sala-de-aula

Estado abre vagas de mestrado para docentes da educação técnica

Leia mais