dom 23/março/2025 01:19
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Foto> Secult / ES

Laurinda: filme homenageia quilombola de Monte Alegre em Cachoeiro

redacao
Redação Dia a Dia
O curta-metragem Laurinda será exibido neste sábado em Monte Alegre

A Comunidade Quilombola de Monte Alegre, em Cachoeiro de Itapemirim, se reunirá neste sábado (22), às 19 horas, para celebrar o lançamento do curta-metragem “Laurinda”, homenagem à quilombola e uma das mais antigas mestras do Caxambu Santa Cruz. O lançamento, aberto e gratuito, acontecerá próximo ao campo de futebol.

Maria Laurinda Adão tem 81 anos. Era criança quando precisou trabalhar para sustentar a casa após o adoecimento do pai. Aprendeu com a avó os saberes das antigas parteiras antes de percorrer diferentes lugarejos para ajudar mães no parto. Também esteve presente nas partidas dos moradores por causa do trabalho como coveira no cemitério local. Herdou dos pais a autoconfiança, a estima pelos livros e a casa de santo aberta à comunidade. Acompanhava os pais e os tios nas rodas de caxambu que aprendeu a saudar e a preservar. O envolvimento com a cultura ancestral, a atuação em movimentos sociais, em especial, na luta das mulheres camponesas, a levaram para outros lugares para contar e compartilhar suas vivências. Alegre, vigorosa e comunicativa, Laurinda guarda plena memória e ama contar as histórias.

A finalização do curta-metragem foi viabilizada por meio do edital nº 14/2022 de Seleção de Projetos de Produção Audiovisual no Espírito Santo (Finalização da Produção de Obras Cinematográficas). A realização é do Instituto Marlin Azul com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), da Secretaria da Cultura (Secult).

História

No curta-metragem, com direção de Beatriz Lindenberg e fotografia de Gustavo Louzada, a quilombola relata momentos da sua trajetória de vida, o trabalho de parteira, os serviços de coveira, a volta para sala de aula, a viagem à África, a relação com a terra e com a fé e a compreensão sobre o ciclo de vida. Após o lançamento presencial no sábado para a comunidade, o Instituto Marlin Azul disponibilizará, no domingo (23), acesso on-line ao curta “Laurinda”. A partir desta data, o público também poderá conferir online a obra “Ninguém Canta Igual Eu Canto”, feito na primeira edição do Cine Quilombola, também na Comunidade de Monte Alegre.

Basta acessar https://institutomarlinazul.org.br/cinequilombola/.

A iniciativa conta com o apoio da Coordenação Estadual Quilombola do ES Zacimba Gaba, da Confederação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq) e da Comunidade Quilombola de Monte Alegre.

 O Instituto Marlin Azul

 O Instituto Marlin Azul é uma associação sem fins lucrativos criada em 1999 cuja finalidade é promover ações direcionadas à cultura, à arte e à educação, democratizando o acesso à produção e fruição de bens culturais. Em 25 anos de atividade, a instituição vem desenvolvendo diversos projetos sociais, culturais e audiovisuais voltados para diferentes públicos do Espírito Santo e do Brasil. Além do Cine Quilombola, a instituição realiza ações como o Revelando os Brasis, Projeto Animação, Curta Vitória a Minas, Griôs de Goiabeiras, Memória do Barro, Cinema de Griô e o Cine Animazul. Para conhecer os projetos, acesse institutomarlinazul.org.br.

 SERVIÇO

WhatsApp As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲

✅ Entrar agora

Lançamento do curta-metragem Laurinda

Entrada Gratuita

Laurinda (15’ – 2025 – Espírito Santo)

Direção: Beatriz Lindenberg

Sinopse: Parteira e coveira desde os 12 anos, trabalhadora rural e estudante, Maria Laurinda é também benzedeira, mãe de santo e mestra do Caxambu Santa Cruz; uma verdadeira rainha da Comunidade Quilombola de Monte Alegre, em Cachoeiro de Itapemirim/ES.

Data: 22/03 (sábado)

Horário: 19h

Local: Campo de Futebol da Comunidade Quilombola de Monte Alegre – Cachoeiro de Itapemirim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Grupo de Teatro Rerigtiba se apresenta em Anchieta

Anchieta: Grupo Rerigtiba celebra o teatro com espetáculos e oficinas gratuitas

Como escolher o chocolate ideal para a Páscoa

Como escolher o chocolate ideal para a Páscoa

Detran lança cartilha sobre transporte escolar para os municípios

Detran lança cartilha com orientações sobre o Transporte Escolar para os municípios

Concurso público de Kennedy acontece neste domingo

Provas do Concurso Público de Presidente Kennedy acontecem neste domingo

Arboviroses e animais peçonhentos são temas de ação em Kennedy

Kennedy realiza ação de conscientização de arboviroses e animais peçonhentos

ONG recebe doação de mais de 500 kg de alimento

ONG que auxilia mulheres vítimas de violência recebe doação de mais de 500 kg de alimentos

Ricardo Ferraço participa de maior assembleia do café do ES

Ricardo Ferraço participa da assembleia da maior cooperativa de café conilon do Brasil

Câmara vai celebrar 158 de emancipação de Cachoeiro

Câmara realiza sessão solene nos 158 anos de emancipação política de Cachoeiro

Leia mais