seg 31/março/2025 12:34
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Domingo

escritoras-cachoeirenses2-07-01-23
Escritoras Cachoeirenses
mãos dadas sobre a bíblia

Pode-se dizer que domingo é o dia mais aguardado, penso que para a maioria das pessoas. Teoricamente, esse é o dia que marca o início da semana, cultural e socialmente, entendemos de que se trata de seu final.

Para muitos, domingo é dia de encontrar a família, ir à igreja, passear ou, apenas, descansar. Mas há aqueles que, feliz ou infelizmente, vivem o domingo como qualquer outro dia.

Nasci e fui criada na comunidade Pedra do Itabira, interior de Cachoeiro de Itapemirim, estado do Espírito Santo. Nessa localidade existe apenas uma igreja, a CEBs (Comunidade Eclesial de Base) Nossa Senhora da Penha, situada nos arredores do Pico do Itabira, o Monai (Monumento Natural do Itabira).

Para nós, fiéis e frequentadores dessa capela, domingo é dia festivo e de encontros para rever grandes amigos. Além de, obviamente, ser o dia de celebração e festa do Senhor.

WhatsApp As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲

✅ Entrar agora

Uma vez por mês, o domingo é marcado pela missa que, após o rito religioso, ocorre a partilha de alimento. Agendado sempre para as 10 horas da manhã, nossas famílias, quando possível, contribuem com um prato de alimento. Esse ato reflete no rito religioso, uma vez que, quem preside a missa pode se estender até uma hora na homilia, pois todos estão despreocupados com o almoço, sabendo que após a celebração terá a partilha. A refeição está garantida.

Domingo, para nossa comunidade, deixou de ser um dia apenas de oração familiar, tornando-se um dia de fraternidade, compaixão e humildade, sentimentos presentes em cada conversa puxada na roda de amigos e vizinhos.

O domingo é matemática nessa comunidade, pois cada família que contribui com um prato aumenta a soma do almoço. Como diz o conhecido ditado popular “de grão em grão a galinha enche o papo”, e também a sagrada passagem bíblica que afirma  “ao partir o pão e peixe o milagre da multiplicação acontece.”

O domingo jamais será visto por nós como antigamente. Esse dia de partilha se tornou uma tradição. Tornou-se parte de nossa identidade.

Escritora Dandara Dias
Dandara Dias. Mulher, negra, filha de lavradores, professora, historiadora, artista, agente cultural, educadora social, ativista ambientalista e anti racista. Descobriu-se negra tardiamente, devido ao racismo estruturado em nossa sociedade e atua como ativista antirracista desde então. Encontrou-se escritora aos 28 anos, após retratar suas lutas através da escrita. Valoriza a história local e a oralidade. Além disso, é Assessora Técnica da Comissão de Justiça e Paz, Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, também coordenadora diocesana da Pastoral Afro-Brasileira. Ministra da Palavra na CEB’s Comunidade Nossa Senhora da Penha, Itabira, assim como, vice-presidente da Associação da localidade Pedra do Itabira. Idealizadora dos projetos “Dandara Vive em Mim”, “Histórias que meus avós contavam”, “Kitanda Cultural”, “Sou da Quebrada”, “Espaço cultural Dandara”, este último contém a biblioteca comunitária.

Uma resposta

  1. Que lindo, Dandara! Quando eu morava no Rio, frequentei durante uma época a igreja ortodoxa russa, cujos membros eram, em sua maioria, russos residentes na cidade que se encontravam aos domingos para dividir sua língua e sua cultura com seus conterrâneos. Também havia muitos brasileiros e todo domingo, após a liturgia, também tínhamos momentos de partilha!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitores também comentam…
Previsão do tempo garante muito calor nesta semana na região sul

Tempo firme e calor marcam o início da semana na região sul

Caminhada penitencial reúne mais de 2 mil fiéis

Caminhada penitencial reúne mais de 2 mil fiéis

Como regar a zamioculca sem excesso de água com 5 técnicas

Como regar a zamioculca sem excesso de água com 5 técnicas

Emancipação de Cachoeiro. O amanhecer mostrando o Itabira

Emancipação de Cachoeiro

Tipos de rolhas para vinho

De cortiça a sintética: tudo sobre os tipos de rolhas para vinho

Felicidade e escrita - mãos sobre a máquina de escrever

Felicidade meio clandestina

Presidente Kennedy no combate à tuberculose

Kennedy intensifica campanha de combate à tuberculose

Conferência Municipal de Saúde em Cachoeiro de Itapemirim

Conferência de Saúde do Trabalhador discute melhorias nas políticas públicas em Cachoeiro

Leia mais