qui 10/abril/2025 16:32
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Foto: Diocese de Cachoeiro

Padre de Rio Novo nomeado bispo pelo Papa Francisco será ordenado em Cachoeiro

redacao
Redação Dia a Dia
Monsenhor Joselito será ordenado em 27 de Abril, em Cachoeiro

O Monsenhor Joselito Ramalho Nogueira, de 60 anos, atual pároco da Paróquia Santo Antônio de Pádua, em Rio Novo do Sul, será ordenado bispo no dia 27 de abril de 2025. A cerimônia acontecerá na Catedral de São Pedro, em Cachoeiro de Itapemirim, às 16h.

Ele foi nomeado Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião, no Rio de Janeiro, pelo Papa Francisco no dia 25 de fevereiro. “Essa escolha faz parte de um chamado ao serviço ainda mais dedicado à Igreja e ao povo de Deus. Que o Senhor me conceda a graça de corresponder com fidelidade à missão do episcopado”, disse o monsenhor.

A ordenação seguirá o Cerimonial dos Bispos, que exige a presença de, pelo menos, três prelados. O Cardeal Dom Orani João Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro, será o bispo consagrante principal. Ao lado dele, estarão Dom Luiz Fernando Lisboa, Bispo Diocesano de Cachoeiro de Itapemirim, e Dom Andherson Franklin Lustoza de Souza, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Vitória.

Uma trajetória dedicada à fé

Natural de Conceição de Muqui, distrito de Mimoso do Sul, Monsenhor Joselito tem uma longa trajetória na Igreja. Além de atuar como pároco em Rio Novo do Sul, ele também exerce a função de vigário-geral da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.

Antes de seguir a vocação religiosa, formou-se em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) em 1986. No ano seguinte, iniciou seus estudos no Seminário Bom Pastor, em Cachoeiro de Itapemirim, onde cursou Filosofia. Depois, concluiu Teologia no Instituto de Filosofia e Teologia da Arquidiocese de Vitória (IFITAV) e foi ordenado padre em 19 de junho de 1993.

WhatsApp As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲

✅ Entrar agora

Para aprofundar seus conhecimentos, estudou em Roma entre 1998 e 2001. Lá, concluiu mestrados em Teologia Dogmática e Teologia Espiritual e obteve o título de Doutor em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana.

Agradecimento e nova missão

Em carta divulgada no dia 25 de fevereiro, Monsenhor Joselito agradeceu à Diocese de Cachoeiro de Itapemirim por toda a sua trajetória: “Foi nessa terra abençoada que aprendi a viver o Evangelho de forma concreta. Cada experiência e cada desafio me ajudaram a moldar minha caminhada sacerdotal”.

Ele também expressou gratidão ao Cardeal Dom Orani Tempesta pela acolhida na Arquidiocese do Rio de Janeiro. “Sinto-me honrado em poder servir ao lado de pastores tão dedicados e de uma comunidade tão vibrante na fé”, afirmou.

No dia 10 de maio, às 8h30, Monsenhor Joselito será oficialmente recebido pelas comunidades de fé do Rio de Janeiro, com uma missa especial na Catedral Metropolitana de São Sebastião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitores também comentam…
Campanha contra assédio entre colegas em Anchieta

Assédio entre colegas é tema de campanha em Anchieta

Técnicas caseiras para fortalecer os cabelos e evitar a queda

Técnicas caseiras para fortalecer os cabelos e evitar a queda

Chegada de carros nos portos capixabas

Desembarque de luxo: carros chineses chegam ao Brasil pelos portos capixabas

praça-de-fátima-10-04-25

Domingo tem passeio ciclístico e Copa Cachoeiro de Bicicross

Posse de 734 concursados em Cachoeiro

Maior posse de servidores em décadas muda cenário do serviço público de Cachoeiro

Sérgio Sampaio será homenageado no final de semana em Cachoeiro

Cachoeiro homenageia Sérgio Sampaio durante o fim de semana

cahoeiro food beer-09-04-25

Empreendedores já podem se inscrever para expor no Cachoeiro Food Beer

centro-pop-09-04-25

Empresa oferece emprego a atendidos pelo Centro Pop de Cachoeiro

Leia mais