dom 22/dezembro/2024 15:31
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Mundo Pet: confira uma lista de raças de cães ideais para apartamento

Erika Santos

Ter um cachorro em um apartamento é muito mais fácil do que se imagina, mas requer responsabilidade e cuidados. Antes de tudo é preciso saber que para evitar que o animal destrua os móveis da casa ou mesmo lata sem parar, o futuro tutor necessita investir parte de seu tempo para educar o cachorro por meio de incentivos ao comportamento positivo.

Algumas raças se adaptam bem a espaços pequenos, mas é preciso estar atento às necessidades do pet, que precisa ter uma rotina de passeios diários para se manter equilibrado. Em seu programa “O Encantador de Cães”, o terapeuta canino Cesar Millan explica a importância de levar o cachorro para passear todos os dias.

“Passear com seu cão é simplesmente a melhor coisa a ser feita para que ele fique calmo e com a mente relaxada. Um cão relaxado é um cão feliz, e humanos com cães felizes são muito mais felizes também”, afirma.

Aqui está uma seleção de algumas raças que vivem bem em ambientes mais compactos. Ao final desta lista, a autora deste texto compartilha sua experiência de ter um cão em apartamento. Confira.

Shih-tzu

Pense num cachorro amoroso e companheiro, com um temperamento único. Cães dessa raça são alegres e brincalhões, sendo ideais para quem tem criança em casa. São atraentes por causa da pelagem longa que lhes confere uma aparência fofinha de pelúcia. São apaixonados pelo dono e o seguem por todo o lado.


Tempo estimado de vida: 12 a 16 anos.
Pontos fortes: alegria, doçura e companheirismo.
Pontos fracos: necessita de banhos semanais e escovação na pelagem. É preciso eventualmente aparar os pelos no meio das patas.
Altura e peso: 23 a 27 cm e de 4 a 8 kg.

Lhasa apso

Estes cães são charmosos e discretos, mas nem sempre são sociáveis com pessoas estranhas. Costumam ser mansos e alegres, sempre atentos e prontos para brincar com seu dono. São observadores e alertas, sendo uma raça boa para se ter em apartamento.


Tempo estimado de vida: 12 a 14 anos.
Pontos fortes: inteligência e capacidade de ser independente.
Pontos fraco: é desconfiado com pessoas estranhas.
Altura e peso: 22 a 25 cm de altura e 6 a 7 kg.

Spitz alemão

Conhecido como Lulu da Pomerânia, o spitz é muito ligado ao dono, sendo bastante afetuoso e de fácil convívio. São cães ideais para idosos e crianças. Não gostam de ficar sozinhos, sendo ideais para famílias que passam mais tempo em casa.


Tempo estimado de vida: 12 a 15 anos.
Pontos fortes: companheirismo e fidelidade.
Pontos fracos: podem sofrer de ansiedade de separação e latir excessivamente.
Altura e peso: 18 a 60 cm e 3 a 5 kg.

Yorkshire terrier

Excelentes cães de companhia, são muito afetuosos, brincalhões e ativos. É fiel e ligado ao dono. É desconfiado com estranhos e late quando pressente algo estranho, Precisa de cuidados com os pelos, com escovação regular. Ideais para idosos e famílias de todos os tipos.


Tempo estimado de vida: 12 a 13 anos.
Pontos fortes: inteligência e independência.
Pontos fracos: necessita de banhos semanais e cuidados com a escovação.
Altura e peso: 23 a 24 cm e 2,5 a 4,5 kg.

Buldogue francês

São excelentes cães de companhia e seguem o dono por toda a parte. É meigo e brincalhão com as crianças. É inteligente e ideal para ser criado em apartamento devido a sua natureza tranquila e amorosa.


Tempo estimado de vida: 10 a 14 anos.
Pontos fortes: doçura e inteligência.
Pontos fracos: podem ter problemas de pele. Também podem ser destruidores.
Altura e peso: 25 a 35 cm e 8 a 14 kg.

Poodle

É uma das raças mais populares no Brasil, recomendada para casais ou famílias com crianças. É afetuoso e sociável. Se adapta a todos os ambientes. Gosta de ser o centro das atenções. Porém, podem latir em caso de ansiedade.


Tempo estimado de vida: 12 e 15 anos.
Pontos fortes: fidelidade, inteligência e doçura.
Pontos fracos: latidos excessivos e teimosia.
Altura e peso: 28 a 60 cm. Os toys são menores que 25 cm; 7 a 22 kg.

Pinscher

Fiel companheiro da família, é um cão ativo, teimoso e independente. É preciso educá-lo desde filhote. Se adapta bem à vida em apartamento e adora brincar. Pode ter ciúme se tiver que disputar a atenção do dono com outros animais. A frase “50% ódio, 50% tremedeira” o define, mas é um ótimo cão de companhia.


Tempo estimado de vida: 12 e 15 anos.
Pontos fortes: inteligência e personalidade forte.
Pontos fracos: estresse e teimosia. Precisa de passeios regulares.
Altura e peso: 25 a 30 cm 4 a 6 kg.

Pug

Cães dessa raça são dóceis e amorosos com a família. É silencioso e calmo, sendo ideais para quem vive sozinho ou idosos, embora se adaptem a ambientes onde encontrem amor. Possuem dificuldades respiratórias por causa do formato achatado do focinho.


Tempo estimado de vida: 13 a 15 anos.
Pontos fortes: dócil, leal, afetuoso e companheiro.
Pontos fracos: possuem dificuldades respiratórias devido ao focinho achatado;
Altura e peso: 25 a 28 cm de altura e 6 a 12 kg.

Experiência própria

A autora desta reportagem é jornalista e tutora de um shih-tzu macho de dois anos e meio de idade chamado Levy. Ele veio do Canil Giully Wilke, que é especializado na raça, e chegou em casa após 60 dias, tendo já tomado duas doses de vacina V10, com noções básicas para usar o tapete higiênico e adaptado ao bebedouro de bilha.

A partir daí, seguindo instruções do veterinário, Levy foi aprendendo a usar o tapete chamado xixi dog, com o jornal dentro da estrutura. Sempre que ele fazia o xixi no lugar correto, ele recebia um elogio, o que fez com que ele aprendesse rapidamente a fazer as necessidades no local certo. Até hoje ele é elogiado, como forma de reforçar o bom comportamento.

Levy na piscina de bolinhas durante festa. Foto: Erika Santos

Uma curiosidade: sempre que Levy usa o tapete, é necessário secar logo o xixi com papel higiênico porque o shih-tzu não põe as patas em local sujo. Então, se não quiser surpresas, o ideal é manter o local sempre limpo para ser usado novamente.

Levy vive bem em apartamento e dorme na própria cama no quarto de sua tutora. Ele é muito silencioso, só latindo quando toca o interfone. A partir daí, enquanto a pessoa que está chegando não entra em casa, ele não para de latir. Difícil é explicar pra ele quando alguém toca o interfone por engano.

Lembra da cara de pidão que o Gato de Botas fazia no desenho do Shrek? Levy faz o mesmo olhar pra ganhar alguma coisa do prato da tutora na hora do almoço. E é persistente em seu propósito.

Por ter pelo longo, eventualmente ele precisa de tosa. No verão, por opção da tutora, ele faz tosa bebê com dois centímetros de pelo, para que possa brincar e se divertir sem sentir tanto calor. No inverno, a opção é por pelos um pouco mais longos.

Apesar de não gostar de banana como boa parte de seus amiguinhos no condomínio, Levy é o cão chupando manga. Ele ama essa fruta. E também gosta de queijo, principalmente o parmesão.

Anualmente, ele toma três vacinas: a V10, a de raiva e a de gripe. Come ração todos os dias, mas adora frango, carne e legumes.

Levy passeia duas vezes ao dia (às 7h e às 16h) e faz a maioria das necessidades na rua. Interessante é como ele sabe a hora do passeio. Não adianta fingir que não está entendendo. Tem que colocar a guia e dar uma volta com ele. É um cão muito amável com crianças, brincalhão e afetuoso com idosos, e famoso na vizinhança por ter o focinho marrom.

Vale a pena ter um shih-tzu? É um cão maravilhoso, de personalidade e muito amoroso. Levy não é muito fã de colo, mas adora massagem e dá a barriga para receber carinho. Se quiser ver mais fotos do Levy, siga @levymeudog no Instagram. Ele também é integrante do Clube Shih-Tzu do ES, que reúne tutores da raça no Estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

casal-que-plantou-arvores-21-12-2024

Continuam os cortes de árvores em Cachoeiro: desta vez, em frente ao futuro Hospital do Câncer

projeto-amigos-solidarios-21-12-2024

Grupo do Zumbi reúne doações para ajudar famílias vulneráveis no Natal

inauguracao-lagoa-do-meio-21-12-2024

Governador e Tininho inauguram Lagoa do Meio, o mais novo ponto turístico de Marataízes

default

Último fim de semana do Circo Portugal em Marataízes com ingressos a R$ 20

apreensao-mimoso-20-12-2024

Cinco crianças são resgatadas de casa usada como ponto de tráfico de drogas em Mimoso

gabriel-rita-francisco-20-12-2024

Gabriel Bravo, o “menino de ouro”, brilha em astronomia e xadrez

Ferraco-junior-correa-diplomacao-19-12-2024C

“Não vamos olhar para trás”: Ferraço é diplomado para quinto mandato em Cachoeiro

presidio

Mais de 2,5 mil detentos do ES ganham direito à saída temporária de Natal

Leia mais
plugins premium WordPress