dom 28/abril/2024 11:52
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Projeto Pilhando em Cachoeiro: confira como descartar pilhas e baterias

Matheus Ramos

Com inicio nessa quarta-feira (28), o “Projeto Pilhando” da Prefeitura de Cachoeiro visa arrecadar 40 kg de pilhas e baterias, para serem encaminhados para o local correto de descarte.

As coletas serão realizadas de quarta a sexta (30), das 8h às 16h, na Praça Jerônimo Monteiro.

Segundo Beatriz Maroquio Tirelo, consultora interna da Secretaria de Meio Ambiente (Semma), o objetivo do projeto é recolher o resíduo e conscientizar a população para que realize o descarte correto, evitando danos à saúde e ao ecossistema.

“É necessário efetivar o correto descarte desses materiais devido aos impactos que causam ao meio ambiente e à saúde humana, pois em sua constituição guardam elementos tóxicos, chamados de metais pesados, que quando descartados de forma inadequada, podem ser repassados não só para o solo, como também à atmosfera, à água e consequentemente aos seres vivos”, disse a consultora.

O material recolhido será destinado para a empresa Green Eletron, Gestora de Logística Reserva de Eletroeletrônicos, que integra a Associação Brasileira de Indústria Elétrica e Energia (Abinee).

Beatriz ressalta a importância do envolvimento da população com o projeto para que os materiais sejam descartados de forma sustentável.

Resolução 

A Resolução do Conama 257/99 determina que as pilhas e baterias que contenham em sua composição chumbo, cádmio, mercúrio em seus compostos (metais pesados), sejam entregues pelos usuários, após seu esgotamento, aos estabelecimentos que as comercializam ou à rede de assistência técnica autorizada pelas respectivas indústrias, para o seu repasse aos fabricantes ou importadores.

Nesse processo, as pilhas e baterias passam por uma separação dos materiais existentes na sua composição.

Após serem cortadas, as pilhas e baterias são lavadas para que sejam removidos os resíduos químicos. Já os plásticos são encaminhados para empresas recicladoras. Depois desse processo, as partes metálicas são enviadas para um processo de trituração.

Ao final, o que resta é um pó de pH neutro, que é bem menos nocivo à saúde humana. Durante esse processo, o aço também é separado dos demais metais e encaminhado às recicladoras. Após este processo, o pó é enviado a um forno e aquecido a 1.300°C.

Em seguida, ele ainda passa por um novo processo de moagem para, então, surgirem como sais e óxidos metálicos. Essas substâncias são utilizadas como pigmento que dá cor a tinhas, cerâmica e também a fogos de artifício.

Renato_Casagrande_Alegre_27_04_24

Investimentos de R$ 4,29 milhões em obras beneficiam 4,5 mil moradores de Alegre

Closet_25_04

Closet: uma tendência que se destaca e valoriza os imóveis

Arroz_feijão_26_04

Setor supermercadista capixaba quer aumentar itens isentos de impostos na cesta básica nacional

Rede_pluvial_bairro_Agostinho

Obras: via do Agostinho Simonato será interditada a partir de segunda-feira (29)

sebrae

Veja como o empreendedor pode quitar dívidas e ter acesso ao crédito no ES

Tráfico_drogas_Alegre_26_04_24

Polícia Militar combate tráfico de drogas e porte ilegal de armas em Alegre

Polícia_Militar_Ambiental_Muniz_Freire_26_04

Polícia Militar Ambiental apreende armas de fogo em Muniz Freire, sul do estado

GovernoEstado_26_04

Governo anuncia reajuste de 4,5% no salário de 95 mil servidores do Executivo Estadual

Leia mais