O mundo está descobrindo um segredo que nós, brasileiros, já tínhamos certeza: nossos espumantes têm brilho de sobra. Nos primeiros seis meses de 2025, as exportações dessas borbulhas nacionais cresceram quase 30% em valor, um salto impressionante que mostra que o trabalho conjunto das vinícolas, entidades de promoção e governos está dando resultado. Os dados foram divulgados pelo Consevitis-RS, em parceria com a ApexBrasil, por meio do projeto Wines of Brazil.
O Consevitis-RS, sigla para Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul, é uma entidade que atua na ordenação, promoção e fortalecimento de toda a cadeia da uva, do vinho, dos espumantes e derivados no estado, apoiando desde pequenos produtores até grandes vinícolas, e promovendo ações de pesquisa, inovação e acesso a mercados no Brasil e no exterior.
A virada não foi só nos espumantes. Os vinhos tranquilos também avançaram: cresceram mais de 20%. Somando tudo, vinhos, espumantes e outros derivados, chegamos a 5,4 milhões de dólares exportados no semestre, contra cerca de 4,5 milhões no mesmo período do ano anterior. É um resultado que demonstra a força de um trabalho conjunto e de longo prazo, que tem colocado o vinho brasileiro em evidência em mercados antes pouco explorados.
Esse crescimento tem muito a ver com o trabalho do projeto Wines of Brazil, que organiza ações de divulgação, participa de feiras, promove rodadas de negócios e aproxima os produtores dos compradores estrangeiros. Hoje, o Brasil exporta para 48 países, e nada menos que 84% das vinícolas exportadoras de espumantes fazem parte do projeto.
Além disso, iniciativas como o Projeto Imagem têm colocado jornalistas e formadores de opinião em contato direto com as regiões produtoras. Recentemente, profissionais visitaram vinícolas do Sudeste e do Nordeste, como Góes (SP), Terranova (BA), Garziera, Rio Sol e Timbaúba (PE), vivenciando de perto a diversidade e a qualidade dos nossos vinhos. Esse tipo de experiência tem sido essencial para mostrar que o Brasil vai muito além da Serra Gaúcha, apresentando um mosaico de terroirs capazes de surpreender o paladar de qualquer apreciador.
Claro que os desafios ainda existem, desde questões logísticas e de escala de produção até a necessidade de manter um padrão elevado para conquistar consumidores exigentes em mercados já consolidados. Mas o cenário atual mostra que estamos no caminho certo: ganhando prêmios, conquistando novos públicos e construindo uma imagem cada vez mais sólida de excelência.
Ver os espumantes brasileiros brilhando lá fora é um lembrete de que o nosso país tem potencial não só para produzir grandes vinhos, mas também para emocionar o mundo com suas borbulhas. E, convenhamos, brindar a isso é mais do que merecido.
Saúde!

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