Uma operação coordenada pelo Detran-Es para marcar a a Semana Nacional de Trânsito abordou 653 condutores na noite de sexta-feira (19) em Vitória, Linhares, Cachoeiro de Itapemirim, Viana e Guarapari.
A operação integrada “Força pela Vida” é focada no combate à combinação de álcool e direção e faz parte da mobilização nacional de blitze da Lei Seca, alinhada ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).
Durante as abordagens, 31 motoristas se recusaram a fazer o teste do bafômetro.
Eles foram autuados conforme o artigo 165-A do Código de Trânsito Brasileiro, que prevê multa de R$ 2.934,70 e suspensão da carteira de habilitação por 12 meses.
Em Linhares, um motorista foi preso em flagrante após apresentar resultado positivo para álcool.
No total, 108 infrações de trânsito foram registradas, incluindo:
– Recusa ao teste do bafômetro: 31
– Veículo com licenciamento vencido: 22
– Conduzir sem habilitação: 15
– Permitir que condutor inabilitado dirigisse: 11
Segundo Jederson Lobato, gerente de Fiscalização de Trânsito do Detran|ES, a operação faz parte do esforço nacional para reduzir acidentes e preservar vidas.
Lobato destaca que a Semana Nacional de Trânsito é um momento de reforçar ações educativas e de fiscalização.
“Esta operação reúne equipes de diversos órgãos para combater o álcool ao volante e conscientizar a população sobre a importância de comportamentos seguros no trânsito”, afirmou.
A ação contou com 70 agentes, envolvendo o Detran|ES, Polícia Militar (BPTran), Polícia Civil (Delegacia de Delitos de Trânsito), Polícia Científica, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Civil Municipal, agentes de trânsito de Linhares, Ceturb e Samu.
👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo
✅









