seg 29/abril/2024 09:00
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Nas ruas, árvores foram plantadas com gradis. Foto: ONG Caminhadas e Trilhas – Preserve

Ipês-amarelos plantados por ONG florescem e colorem inverno em Cachoeiro

Andréia Pegoretti

Um engajado grupo resolveu devolver um pouco das cores da natureza a lugares em que imperavam os “cinquenta tons de cinza” de asfalto, calçadas e blocos. E assim a sede de Cachoeiro de Itapemirim ficou mais viva ao ganhar o encanto dos 200 ipês-amarelos plantados em sua área, uma iniciativa que floresceu pelas mãos da ONG Caminhadas e Trilhas – Preserve.

Nesta época do ano as árvores ostentam toda a sua beleza pela cidade. Diferentemente de outras espécies, o ipê-amarelo floresce no inverno. Seu colorido intenso é um presente para os olhos de quem passa na Rua Moreira, nas proximidades do Liceu Muniz Freire; nas imediações dos hospitais Unimed, Santa Casa e Infantil; perto do Fórum Municipal, no bairro Independência; na Linha Vermelha e na Avenida Beira-Rio.

Grupo em ação na Linha Vermelha para plantio de árvores. Foto: ONG Caminhadas e Trilhas – Preserve

“A ideia surgiu em 2016. Plantamos algumas de forma embrionária, com apoio de voluntários e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A partir de 2017, nossa ação aumentou, pois fomos contemplados pelo projeto Florestas Urbanas com um convênio entre a ONG Caminhadas e Trilhas – Preserve e a Fundação Banco do Brasil. Ganhamos 100 ipês-amarelos completos, com gradis, e os plantamos pela sede. Hoje a cidade está toda florida. O número total chegou a 200 ipês com a doação de voluntários  e as sobras das margens do programa”, ressalta o presidente da ONG, João Luiz Madureira Júnior.

Imagem de arquivo do começo de plantio do projeto Florestas Urbanas

O trabalho requer todo o cuidado com as mudas, que já têm uma média de nove anos quando chegam ao solo. “No momento do plantio, sempre verificamos as calçadas, a fiação e o tamanho da rua para ver qual a melhor árvore para cada local. E depois, continuamos dando atenção a todos as árvores, fazendo essa gestão com os poderes públicos. Somos agora participantes da lei municipal que vai legislar sobre o plantio de árvores pela cidade, mas já demos ideia ao prefeito Victor Coelho de deixar um grande legado para a cidade com o plantio de mil árvores da zona urbana. Seria uma obra perene”, acrescenta.

Leia mais: ONG planta 110 ipês amarelos na área central de Cachoeiro

Sobre o ipê-amarelo

O ipê-amarelo é encontrado em todas as regiões do Brasil e sempre chamou a atenção de naturalistas, poetas, escritores e até de políticos. Em 1961, o então presidente Jânio Quadros declarou a árvore, da espécie Tabebuia vellosoi, a Flor Nacional. Desde então,  é a flor símbolo de nosso país.

Ipê é uma palavra de origem tupi, que significa árvore cascuda, e é o nome popular usado para designar um grupo de nove ou dez espécies de árvores com características semelhantes de flores brancas, amarelas, rosas, roxas ou lilás.

PRF_resgata_criança_27_04

PRF resgata criança de 2 anos do colo de mãe desorientada

Renato_Casagrande_Alegre_27_04_24

Investimentos de R$ 4,29 milhões em obras beneficiam 4,5 mil moradores de Alegre

Closet_25_04

Closet: uma tendência que se destaca e valoriza os imóveis

Arroz_feijão_26_04

Setor supermercadista capixaba quer aumentar itens isentos de impostos na cesta básica nacional

Rede_pluvial_bairro_Agostinho

Obras: via do Agostinho Simonato será interditada a partir de segunda-feira (29)

sebrae

Veja como o empreendedor pode quitar dívidas e ter acesso ao crédito no ES

Tráfico_drogas_Alegre_26_04_24

Polícia Militar combate tráfico de drogas e porte ilegal de armas em Alegre

Polícia_Militar_Ambiental_Muniz_Freire_26_04

Polícia Militar Ambiental apreende armas de fogo em Muniz Freire, sul do estado

Leia mais