dom 28/abril/2024 19:55
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

A poucos dias das convenções, Castelo tem 4 pré-candidatos a prefeito

Erika Santos

O prazo para início das convenções partidárias para a eleição suplementar em Castelo começa no dia 16 de setembro e vai até o dia 21. Faltando poucos dias para a definição, quatro pré-candidatos já colocaram seus nomes à disposição dos partidos para a disputa.

A eleição está marcada para 27 de outubro. Ao todo, deverão comparecer às urnas 28.377 eleitores. Enquanto isso, a cidade segue sob comando de Domingos Fracaroli (PSDB), que era presidente da Câmara Municipal e assumiu o posto de prefeito interino no final de agosto, após a cassação de Luiz Carlos Piassi (MDB) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Leia mais: Mais de 28 mil eleitores de Castelo voltam às urnas para eleger prefeito e vice no dia 27 de outubro

Em encontro com o presidente nacional do PSD Gilberto Kassab no dia 26 de agosto, o ex-prefeito Jair Ferraço Júnior anunciou sua pré-candidatura. Ele esteve à frente da Prefeitura de Castelo entre 2013 e 2016.

Jair afirma que pretende conversar com os servidores municipais, caso seja eleito, para negociar reajuste nos salários no ano que vem. O ex-prefeito também vai avaliar se haverá necessidade de corte de comissionados.

“Quem entrar na prefeitura não pode entrar pensando em reeleição, nem em fazer mil coisas, um monte de obras. Tem que fazer o que já está programado pela prefeitura e cumprir os compromissos com os fornecedores e os servidores”, disse Jair, que é cirurgião-dentista. 

Ele contou que deve suspender suas atividades profissionais durante o período da campanha. A convenção do PSD ainda não está marcada, mas a provável data é 18 de setembro. O partido mantém conversas com o DEM, PSDB E SD.

Lideranças

Segundo colocado na eleição em que Piassi foi eleito, o advogado João Paulo Nali (PTB) afirmou que é pré-candidato. “Se Deus me permitir, serei candidato. Temos focado em conversar com as lideranças comunitárias, mas sempre que temos oportunidade conversamos com outros partidos”, afirmou João Paulo.

Outro que manifestou interesse na disputa foi o tenente Souza (Patriota), ex-comandante da 3ª Companhia da Polícia Militar de Castelo. Quem também colocou seu nome para a disputa foi o representante comercial Marcio Lemos (PHS), que foi vereador na cidade entre 1993 e 1996. Os dois não foram localizados pelo portal Dia a Dia ES.

Negociações

O prefeito interino Domingos Fracaroli, que assumiu a prefeitura no final de agosto após a cassação de Piassi pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), afirmou que seu partido, o PSDB, está conversando com o DEM e outras legendas.

“Estamos conversando não só com o DEM, mas com mais partidos. A gente deve decidir até meados desta semana. O PSDB tem interesse, sim. Tem vários nomes e a gente está vendo qual tem a melhor chance de ser candidato pra ganhar as eleições, o melhor candidato para o município de Castelo. Pode ser do PSDB, pode ser do DEM, pode ser até de outro partido. A gente está conversando”, afirmou Domingos.

Sobre o pleito suplementar, o presidente do PSB de Castelo, Cesinha Casagrande, afirmou que o partido deve participar da eleição. “Mas ainda não definimos”, afirmou.

Já o presidente estadual do PSL, Carlos Manato, disse que o partido não participará do pleito deste ano: “Vamos nos preparar para 2020”.

Cassação

Luiz Carlos Piassi foi condenado por improbidade administrativa em ação civil pública que transitou em julgado em 2013, com a determinação da suspensão de seus direitos políticos por oito anos. O motivo foi a contratação, em 1996, de uma empresa de transporte escolar sem licitação, ultrapassando o limite para dispensa desta exigência.

Mesmo assim, em 2016, Piassi disputou as eleições municipais respaldado por uma liminar, que foi derrubada um dia após o resultado do pleito, ou seja, antes de sua diplomação. Ele foi cassado pelo TSE.

Renato_Casagrande_Alegre_27_04_24

Investimentos de R$ 4,29 milhões em obras beneficiam 4,5 mil moradores de Alegre

Closet_25_04

Closet: uma tendência que se destaca e valoriza os imóveis

Arroz_feijão_26_04

Setor supermercadista capixaba quer aumentar itens isentos de impostos na cesta básica nacional

Rede_pluvial_bairro_Agostinho

Obras: via do Agostinho Simonato será interditada a partir de segunda-feira (29)

sebrae

Veja como o empreendedor pode quitar dívidas e ter acesso ao crédito no ES

Tráfico_drogas_Alegre_26_04_24

Polícia Militar combate tráfico de drogas e porte ilegal de armas em Alegre

Polícia_Militar_Ambiental_Muniz_Freire_26_04

Polícia Militar Ambiental apreende armas de fogo em Muniz Freire, sul do estado

GovernoEstado_26_04

Governo anuncia reajuste de 4,5% no salário de 95 mil servidores do Executivo Estadual

Leia mais