O governador Renato Casagrande (PSB) transformou a sucessão estadual de 2026 em uma defesa do modelo de gestão que vem adotando no Estado ao confirmar, nesta quinta-feira (18), o vice-governador Ricardo Ferraço (MDB) como candidato do grupo político ao Palácio Anchieta.
Casagrande fez a confirmação ao responder a uma pergunta após o balanço da gestão de 2025. Na fala, destacou que Ricardo Ferraço foi o nome escolhido após consulta à base aliada e associou diretamente o vice à ideia de preservação do “modo de governar” construído ao longo de seus mandatos.
Para o governador, ele é o quadro capaz de “proteger” o projeto que, segundo o governo, colocou o Espírito Santo em posição de destaque em indicadores econômicos e sociais.
O vice-governador tratou a indicação como um gesto de confiança e enquadrou a sucessão como um desafio de manter e aprimorar o modelo em vigor. Em sua reação, Ferraço falou em “elevada responsabilidade” e associou o projeto em curso à melhora de indicadores e à geração de oportunidades.
Ele destacou que a continuidade, na visão do grupo, não significa repetição mecânica, mas adaptação a uma sociedade com expectativas cada vez mais altas.
“Recebo essa manifestação do governador Renato Casagrande com sentimento de elevada responsabilidade, porque a palavra é confiança. Confiança nesse Estado que nós estamos construindo juntos, um Espírito Santo que está cada dia melhor. E precisamos manter esse rumo e até ampliar o ritmo das realizações”, afirmou.
Ricardo ressaltou ainda que o nível de organização fiscal e institucional do Espírito Santo tem permitido ampliar obras e programas em todas as regiões.
Ferraço também reforçou o compromisso com a lógica de gestão que associa responsabilidade fiscal a investimentos sociais e em infraestrutura. Segundo ele, o objetivo é preservar um ambiente de negócios considerado seguro e previsível, para sustentar o ciclo de investimentos privados e públicos.
Na visão do vice-governador, quando a economia se mantém organizada, o Estado consegue realizar “robustos investimentos” nos 78 municípios capixabas, em áreas como mobilidade, educação, saúde e segurança.
Casagrande elogiou a capacidade de Ricardo e destacou que a escolha de seu nome é resultado de uma combinação de experiência administrativa, conhecimento do Estado e capacidade de diálogo.
“O Ricardo tem sido um nome que tem me ajudado a construir esse Espírito Santo que tem se destacado em diversas áreas. É o melhor nome para dar continuidade a esse projeto e aperfeiçoar o que fizemos em todos esses anos”, destacou.
👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo
✅









