seg 29/abril/2024 14:10
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Motos terão de seguir regras para se adequar à atividade. Foto: PMCI

Câmara aprova projeto que regulamenta atividade de motofrete em Cachoeiro

Andréia Pegoretti

A Câmara de Cachoeiro aprovou na sessão da última terça-feira (17) a proposta que regulamenta no município o motofrete, atividade que consiste no transporte e entrega de pequenas cargas por meio de motocicletas, motonetas e triciclos. O projeto de lei segue agora para a sanção do prefeito Victor Coelho (PSB).

Segundo o texto, aprovado por um placar de 16 votos a favor e um contrário, consideram-se pequenas cargas documentos, alimentos, medicamentos e animais, entre outros volumes, acondicionados em compartimento apropriado.

O transporte de combustíveis, galões e produtos inflamáveis ou tóxicos é proibido, com exceção do gás de cozinha e de galões contendo água mineral, desde que com o auxílio de side-car (dispositivo de uma única roda preso a um lado de uma motocicleta, resultando em um veículo de três rodas), como exige regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Leia também: Cachoeiro registra aumento na venda de motos

Para obter autorização para exercer esse trabalho, motofretistas precisarão ter idade mínima de 21 anos, carteira de habilitação e domicílio em Cachoeiro. Será necessário também possuir CNPJ, ainda que como empreendedor individual, relacionado ao serviço de coleta, transporte e entrega de cargas. O veículo também tem de ser cadastrado na prefeitura.

A regulamentação deve ser feita pelo Poder Executivo em até 60 dias após a publicação. O autor da projeto de lei, Pastor Delandi Macedo (PSC), lembra que todo o conteúdo da matéria foi construído em conjunto com muitas organizações, incluindo representantes dos profissionais e do Poder Executivo, até mesmo em audiência pública.

Leia também: Cervejeiros pedem mudanças no PDM de Cachoeiro durante audiência na Câmara

“Por isso acreditamos que ele atende às necessidades de quem precisa trabalhar e possibilita à prefeitura realizar o controle da atividade, para garantir a todos os munícipes o exercício regular de seus direitos e deveres no trânsito de forma saudável, harmoniosa e segura”, disse o vereador.

cavalgada

Lei transforma as cavalgadas em patrimônio cultural de Cachoeiro

bar-cafeteria-drink-28-04-2024

Moedas – Lembranças

manjericao-28-04-2024

Manjericão

PRF_resgata_criança_27_04

PRF resgata criança de 2 anos do colo de mãe desorientada

Renato_Casagrande_Alegre_27_04_24

Investimentos de R$ 4,29 milhões em obras beneficiam 4,5 mil moradores de Alegre

Closet_25_04

Closet: uma tendência que se destaca e valoriza os imóveis

Arroz_feijão_26_04

Setor supermercadista capixaba quer aumentar itens isentos de impostos na cesta básica nacional

Rede_pluvial_bairro_Agostinho

Obras: via do Agostinho Simonato será interditada a partir de segunda-feira (29)

Leia mais