qui 18/dezembro/2025 20:04
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Projeto solidário de Cachoeiro de Itapemirim constrói e reforma casas de famílias pobres

Todos os sábados, um grupo de voluntários da Paróquia São Sebastião trabalha em imóveis que estão em situação precária, sem custo algum para o morador.

Amigos da Paróquia São Sebastião, no bairro Praça da Bandeira, em Cachoeiro de Itapemirim, vêm mudando a realidade de algumas pessoas com o projeto Construtores da Solidariedade. Todos os sábados, um grupo de voluntários trabalha na construção e reforma de imóveis em situação precária, sem custo algum para o morador.

Desde 2016, o grupo iniciou os trabalhos. Até o momento, já foram entregues cinco casas nas comunidades do entorno da paróquia. O último beneficiado foi o aposentado Juarez Pani Felizardo, de 59 anos. Morador do bairro Village da Luz, a situação da casa comoveu a comunidade, que arregaçou as mangas e deu início ao trabalho. Ele mora no local com um casal de filhos, genro e três netos.

“Todas as casas que nós pegamos para fazer, elas são de estrutura precária ou até mesmo sem estrutura nenhuma. A gente reboca, bota piso, revestimento no banheiro, a gente entrega pronta, é só entrar e morar”, explica Jesus Cleando, de 48 anos, um dos pedreiros voluntários do projeto.

Casa antes da reforma. Fotos: Construtores da Solidariedade

Foram sete meses de trabalho, com grupos de 8 a 10 voluntários trabalhando todos os sábados desde o mês de março, para mudar a realidade da família, que antes morava em uma casa sem acabamentos, com cômodos mal divididos e um telhado cheio de falhas.

“A casa [de Juarez] tinha apenas dois cômodos, de laje – e a água que batia na laje caía na cabeça dele [Juarez] -, um banheiro com plástico e do lado, o fogão. A situação era precária”, conta Jesus.

Depois de pronta, a entrega da casa emocionou até quem se envolveu na obra. O imóvel ganhou piso, paredes pintadas, banheiro e cozinha azulejados. A família ganhou móveis e eletrodomésticos também.

“Quando nós entregamos a casa, nós que fizemos a casa ficamos ainda mais emocionados por ver a felicidade na cara daquele homem [Juarez]”, relembra Jesus, que fazendo um cálculo e colocando todo trabalho na ponta do lápis, estima que teriam gastado pelo menos R$ 30 mil para construção da nova casa, se não fossem as doações de materiais, recursos e trabalho duro dos voluntários das 16 comunidades do entorno da paróquia.

Trabalho voluntário

Para Jesus, a principal lição que se tira de todo esse trabalho é a valorização do trabalho voluntário. “A gente aprendeu que é muito bom colocar-se a serviço de quem precisa. A gente ganha muito, por que a gente ganha a graça de poder ajudar o outro. Não custa nada doarmos 5, 6 horas para ajudar o próximo. O mais bonito de tudo é que a gente aprende que fazendo a obra, nós também estamos evangelizando o entorno da comunidade”, afirma.

Esta é a quinta casa que foi entregue pelo grupo e além de todo o serviço, a família de Juarez também recebeu uma cesta básica e outros mimos. Enquanto isso, os Construtores da Solidariedade não param. A próxima casa a receber os serviços já vai ser decidida pela comunidade.

Confira o trabalho dos Construtores da Solidariedade

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

festival-de-teatro-itapemirim-circo-dux

Festival leva teatro gratuito à Praia de Itaoca a partir desta quinta-feira

semesp-volei-cachoeiro

Cachoeiro encerra inscrições para Bolsa Atleta nesta sexta-feira

feminicidio-cachoeiro-17-12-2025-casa-faca-vitima-nossa-senhora-da-penha-

Mulher é esfaqueada e morta em Cachoeiro. Suspeito foi preso

academia-idoso2

Academia em Cachoeiro oferece período grátis para idosos de mais de 60 anos

estudante-material-escolar

Tribunal de Contas revoga suspensão de pregão do CIM Polo Sul para uniformes

cultura-popular-bate-flecha

Guaçuí recebe encontro de grupos tradicionais de bate-flecha

casagrande-posse-novos-professores-fase2

Estado recepciona mais 500 professores efetivos da rede pública

policia-militar-mimoso-do-sul-

Mimoso do Sul: duas mulheres sofrem tentativa de feminicídio no mesmo dia

Leia mais