Pela terceira vez consecutiva, a Escola Estadual Francisco Coelho Ávila Júnior (Escola Viva) conquistou o troféu de campeã geral dos Jogos Interescolares de Cachoeiro de Itapemirim (Joici).
O encerramento aconteceu nesta sexta-feira (4), no Ginásio Poliesportivo Theodorico de Assis Ferraço, no bairro Aeroporto.
Os Jogos tiveram início em setembro e reuniram mais de 1.400 estudantes, para competições em diversos em espaços escolares e ginásios do município. O evento foi realizado pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semesp).
Foram disputados jogos de basquete, futsal, handebol, tênis de mesa, xadrez, atletismo, vôlei de quadra e de areia. As equipes das escolas foram formadas por alunos com idades entre 12 e 17 anos, divididos nas categorias infantil e juvenil, masculino e feminino.
Para a definição do campeão geral, foram contabilizados pontos conquistados pelas unidades de ensino com as vitórias em cada modalidade.
Força de vontade
A professora de educação física da escola campeã, Virgínia Vilela, frisa a força de vontade dos alunos.
“Acima de qualquer conhecimento técnico, eles têm garra e vontade de vencer, e tudo isso fez com que eles conquistassem o troféu, pela terceira vez consecutiva”, afirma.
Tem segredo?
Fernanda Ferreira Vilela, diretora da escola campeã, explica que o segredo é trabalhar a motivação dos alunos e potencializar o que têm de melhor em cada modalidade.
“Investimos nos esportes coletivos e individuais porque isso faz a diferença, já que é a soma de toda pontuação que define o campeão geral. Trabalhamos o ano inteiro e o resultado, mais uma vez, foi a vitória”, disse.
“Parabenizo a escola Francisco Coelho Ávila Junior pelo incentivo e valorização do esporte, que foi demonstrado pela terceira conquista consecutiva do troféu de campeã geral nos Joici. Conseguimos mais uma vez alcançar nosso objetivo, que é promover o esporte no ambiente escolar e a interação entre os alunos das escolas públicas e particulares de Cachoeiro. Agradeço a todos professores, técnicos, gestores e, de forma especial, aos atletas e à equipe da Semesp, que conduziu mais uma edição dos jogos”, afirma a secretária municipal de Esporte e Lazer, Lilian Siqueira.
As equipes campeãs e vice-campeãs de cada categoria e modalidade nos esportes coletivos também receberam troféus e medalhas. Nos individuais, foram entregues medalhas do primeiro ao terceiro lugar no atletismo, e nas demais modalidades, medalhas para o primeiro e segundo lugar.