sex 3/maio/2024 03:18
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Foto: Samarco

Casagrande afirma que Samarco deve retomar atividades no segundo semestre de 2020

Erika Santos

O governador Renato Casagrande afirmou nesta segunda-feira (7), pelo Twitter, que recebeu do presidente da Samarco, Rodrigo Alvarenga Vilela, a informação de que a empresa receberá ainda este mês o aval para a retomada das operações.

“Em reunião com o presidente da Samarco, em BH, fui informado que até o dia 25 deste mês a empresa receberá a licença definitiva para retomada das operações em Anchieta e, durante o segundo semestre de 2020, reiniciará as atividades com 26% da capacidade”, anunciou o governador, que participou de uma reunião com a direção da empresa, em Belo Horizonte.

Casagrande em reunião com a diretoria da Samarco. Foto: Governo do Estado

Casagrande destacou a importância da retomada da empresa para o desenvolvimento do Estado e de toda região Sul.

“A possibilidade de retomada mesmo que parcial é importante para o Estado, principalmente para o Litoral Sul capixaba. Gera expectativa de mais emprego e atividade econômica. Atendidas às exigências ambientais é importante que se retome”, afirmou o governador.

Participaram da reunião: o secretário de Estado de Governo, Tyago Hoffman; o diretor-presidente do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), Maurício Duque; e o gerente de Meio Ambiente da Samarco, Márcio Perdigão.

As licenças ambientais definitivas deverão ser emitidas até o dia 25 deste mês, de acordo com o presidente da mineradora. As operações em Mariana (MG) começam imediatamente após a emissão das permissões.

Paralisação

As atividades da mineradora foram interrompidas em 2015, quando a barragem de Fundão, em Mariana, se rompeu com milhões de metros cúbicos de lama de rejeitos de minério, deixando 19 mortos e um rastro de destruição.

O acidente teve reflexos no meio ambiente do Espírito Santo. A lama de rejeitos que atingiu o Rio Doce provocou prejuízo em Baixo Guandu, Colatina, Linhares e São Mateus.
A mineradora operava em Anchieta, no Sul do Espírito Santo, e a paralisação de suas atividades afetou negativamente a economia da cidade.

Termo de compromisso

Em 9 de setembro, a Samarco, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e a Aecom do Brasil firmaram um termo de compromisso com objetivo de acompanhar, por meio de auditoria técnica independente a ser contratada pela mineradora, a eventual retomada das operações da empresa em Mariana (MG). A assinatura do documento aconteceu em Belo Horizonte.

O acordo, segundo o Ministério Público, prevê a auditoria dos projetos e planos de mitigação de riscos para a execução das atividades de fechamento da barragem de Germano, cava de Germano e diques de Sela, Selinha e Tulipa.

padaria-top-obras-29-04-2024

Padaria de Cachoeiro realiza mutirão para contratar 150 funcionários

Guarda_Civil_Municipal

Homem rouba celular de adolescente, foge para a Ilha da Luz, mas é preso pela Guarda

Hospital Jayme Santos Neves

Hospital da Serra anuncia 65 vagas de emprego para diversos cargos

chuva-rio-grande-sul-01-05-2024

Temporais causam 10 mortes e deixam 21 desaparecidos no Rio Grande do Sul

emancipacao-venda-nova-01-05-2024

Venda Nova comemora 36 anos de emancipação. Confira as atrações da festa

Carteira_de_Trabalho_Sine_25_09_2023

Dia do Trabalhador: ES registrou a menor taxa de desocupação dos últimos 12 anos

videomonitoramento-18-08-2023

Dois homens presos em Cachoeiro após arrancarem corrimão do antigo prédio da Caixa

Processo-seletivo-iema-Ctecad2

Iema abre inscrições de processo seletivo para nível superior com salário de até R$ 6,9 mil

Leia mais