seg 29/abril/2024 08:07
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
A Escola Agostinho Simonato é uma das beneficiadas. Foto: EEEFM Agostinho Simonato/Facebook

Cachoeiro vai ter curso técnico junto com escola de tempo integral

Camila Soares

O governo do Estado vai ampliar a oferta de vagas em escolas de tempo integral e também implantar novos modelos, como o Tempo Integral Rural, o Tempo Integral junto ao Curso Técnico e o Tempo Integral com carga horária de 7 horas diárias, também será colocado em prática em escolas da rede pública estadual.

Ao todo serão 28 novas escolas de tempo integral no próximo ano, sendo dez delas com carga horária de nove horas e meia, 15 com carga horária de sete horas e integrada ao curso técnico, e três escolas rurais, com carga horária de 9h30.

O anúncio foi feito pelo governador Renato Casagrande, pela vice-governadora Jaqueline Moraes e pelo secretário de Educação, Vitor de Angelo, no Palácio Anchieta.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Agostinho Simonato, de Cachoeiro de Itapemirim, está entre as unidades que vão sofrer alterações. A partir de 2020, ela passa a ser apenas ensino médio, com carga horária de 7 horas diárias integrada ao curso técnico.

O governador Renato Casagrande destacou que a escolha das escolas que passam a oferecer curso técnico foi de acordo com a demanda e necessidade de cada região.

“As novas escolas, em sua grande parte, vão ofertar o ensino técnico como oportunidade. Estamos buscando colocar essas escolas em regiões onde as pessoas mais necessitam, gerando assim oportunidades”, afirmou.

Carga horária

O secretário de Educação, Vitor de Angelo, destacou também que nas unidades em que forem oferecidos o curso integral integrado ao curso técnico, com carga horária de 7 horas, também será possível o funcionamento do turno parcial no período matutino.

A partir do próximo ano, o Estado passa a contar com 64 escolas em tempo integral, o que representa uma ampliação de 11 mil novas vagas para matrículas.

“É o mesmo número dos últimos quatro anos e isso mostra o nosso compromisso com o tempo integral. Acreditamos que o projeto que se estabelece na ampliação das unidades pode ampliar a qualidade, aumentando também as oportunidades, diminuindo a violência e reduzindo a desigualdade de renda. A educação é o instrumento para gerar oportunidades”, disse o governador.

Segundo de Angelo, com a ampliação no número de matrículas no Tempo Integral, o Estado caminha para atingir a meta do governo e também atender as premissas do Planos Nacional e Estadual de Educação.

“Muitas das escolas que ofertam o tempo integral atualmente estão com ociosidade de matrículas e pouco aproveitamento dos espaços físicos. Dessa forma, entendemos propício expandir a oferta de educação em Tempo Integral pensando em outros modelos que poderiam atender a um número maior de estudantes, inseridos em diferentes contextos”, justificou o secretário.

As 36 escolas estaduais que hoje já ofertam educação em tempo integral permanecem como estão, com carga horária de 9 horas e meia.

Para essas escolas será possível ofertar ainda no período noturno o funcionamento da Educação para Jovens e Adultos (EJA).

Integral Integrado ao Técnico

Um dos destaques do anúncio feito na quinta-feira (17), segundo o secretário, é a oferta do tempo integral integrado ao curso técnico.

“Hoje temos somente uma escola que oferta o técnico, em Anchieta. Vamos expandir essa oferta para atender um número maior de alunos que tenham o interesse de sair do ensino médio já com qualificação técnica”, disse.

Serão 17 novas escolas para esta modalidade de ensino. “Além das 15 unidades de 7 horas, temos Baixo Guandu e Liceu Muniz Freire, em Cachoeiro de Itapemirim, que também ofertarão”, completa.

Renato_Casagrande_Alegre_27_04_24

Investimentos de R$ 4,29 milhões em obras beneficiam 4,5 mil moradores de Alegre

Closet_25_04

Closet: uma tendência que se destaca e valoriza os imóveis

Arroz_feijão_26_04

Setor supermercadista capixaba quer aumentar itens isentos de impostos na cesta básica nacional

Rede_pluvial_bairro_Agostinho

Obras: via do Agostinho Simonato será interditada a partir de segunda-feira (29)

sebrae

Veja como o empreendedor pode quitar dívidas e ter acesso ao crédito no ES

Tráfico_drogas_Alegre_26_04_24

Polícia Militar combate tráfico de drogas e porte ilegal de armas em Alegre

Polícia_Militar_Ambiental_Muniz_Freire_26_04

Polícia Militar Ambiental apreende armas de fogo em Muniz Freire, sul do estado

GovernoEstado_26_04

Governo anuncia reajuste de 4,5% no salário de 95 mil servidores do Executivo Estadual

Leia mais