Durante a Semana Febraban da Segurança Digital, que acontece até sábado (26) e é promovida pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o Banestes vai realizar ações junto aos seus clientes e funcionários para alertar sobre os golpes financeiros mais comuns.
As ações de segurança digital vão se concentrar em redes sociais, envio de pushes via aplicativo Banestes, divulgação para disseminação de informações por Whatsapp, banners em ATM e no site da instituição, além de informativos via comunicação interna e disponibilização de vídeos.
A preocupação com a segurança digital tem razão de ser, uma vez que os criminosos desenvolvem ações audaciosas e cada vez mais semelhantes aos contatos reais dos bancos com seus clientes, criando, por exemplo, sites e equipes de atendimento falsas, abusando da ingenuidade e desatenção das pessoas. Com isso, acabam obtendo dados pessoais, como senhas, e tendo êxito no golpe.
Armadilhas
Sobre as armadilhas no ambiente digital, o diretor de Riscos e Controle do Banestes, Carlos Artur Hauschild, ressalta que “de forma geral, a população é desprovida de cultura de segurança e privacidade, e essa desinformação leva os clientes a serem facilmente envolvidos pelos golpistas”. Por isso, ele reforça que só é possível driblar tais riscos os conhecendo e reconhecendo.
“É preciso uma maior conscientização e desenvolvimento da cultura de segurança e privacidade, para que pessoas mal-intencionadas não tenham oportunidade de se aproveitar de informações pessoais para aplicar golpes e fraudes”, complementa Hauschild.
O Banestes afirma que investe em segurança, com uma equipe de monitoramento contínuo para prevenção e resposta a fraudes, que trabalha com foco nas ações de segurança dos clientes.
Paulo Neiva, coordenador da área de Segurança do Banestes, reforça que “o envolvimento das pessoas é fundamental para a prevenção contra incidentes e para a manutenção de uma sociedade mais segura”.
Como forma de facilitar o acesso a todas as informações sobre segurança digital, a Febraban disponibilizou ainda um hotsite exclusivo sobre o tema, o antifraudes.febraban.org.br.