Após o sucesso da primeira fase do projeto Troca Sustentável, em que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) de Guaçuí recolheu 2.400 latinhas de alumínio que foram trocadas por 200 mudas nativas da Mata Atlântica, uma nova fase do programa terá início nesta sexta-feira, 1º de novembro.
Nesta nova etapa, a Semman irá disponibilizar 300 mudas de ipê-amarelo para serem trocadas por mais latinhas de alumínio.
Segundo a secretaria, as trocas poderão ser feitas até que as mudas acabem. A meta é chegar a um total de 6 mil latinhas.
Para cada muda de árvore é preciso entregar um total de 20 latas. Tudo o que for recolhido, na troca, será doado para a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis do Município de Guaçuí (Asguamar).
As mudas foram adquiridas por meio de uma parceria com a empresa Bella Pizza. Segundo o secretário de Meio Ambiente Roberto Martins, nos últimos dois anos e oito meses, foram distribuídas, gratuitamente para a população, 5 mil mudas nativas da Mata Atlântica e algumas frutíferas, além de outras inúmeras que foram plantadas.
“Aumentar a cobertura vegetal e estimular o descarte correto do lixo, por meio da reciclagem, é a nossa meta, com o envolvimento e colaboração contínua da população, e esse é o ponto chave do projeto”, afirma.
Como fazer a troca
Os interessados em trocar as latinhas pelas mudas devem levar o material até a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, na Praça da Igreja Matriz, nº 74, sala 102, Centro de Guaçuí, de segunda a quinta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h30, e sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h. Telefone: (28) 3553-2462.