sáb 4/maio/2024 13:11
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Paulo Henrique Thiengo. Foto: Acervo pessoal

O passado do futuro – parte 1

redacao
Redação Dia a Dia

ARTIGO: Paulo Henrique Thiengo, engenheiro agrônomo, pesquisador de ferrovias e preocupado pelo futuro de Cachoeiro e região. E-mail: [email protected]

 

Os anos de 1992/1993 marcam o início de minha ‘militância’ em prol do desenvolvimento sustentável de Cachoeiro, cidade onde cheguei com 8 anos de idade, em 1974, vindo de São Vicente. Na ocasião, redigi texto sobre mobilidade urbana devidamente embasado por farto material que acabara de receber da Fundação Jaime Lerner, do Paraná.

Fiz questão de entregar uma cópia pessoalmente no estúdio de gravação da campanha eleitoral do Ferraço e 20 para a Câmara Municipal, sendo uma para cada um dos 19 vereadores e também para o arquivo da Casa. Fiz questão, ainda, de registrar o texto em cartório (registro de imóveis, na Rui Barbosa).

Seis anos antes da quinta retirada de trilhos da história da cidade, sugeria o aproveitamento da ferrovia que cortava a cidade em seu eixo de maior fluxo de passageiros para a circulação de Veículos Leves sobre Trilhos, ou VLTs, a diesel, com bilhetagem interna, mantendo-se a mesma bitola, com uma estação central onde ainda funcionava o pátio de manobras da ferrovia e totalmente integrado aos ônibus.

Com extensões da ferrovia em ambos os lados: A partir do IBC, passaria ao lado do Monte Cristo, cruzaria por cima a Santos Neves ao lado do Café Campeão, passaria atrás dos bairros BNH, servindo também ao Coramara e, hoje, poderia ter sido estendida até as faculdades, em Morro Grande. Do outro lado, passaria ao lado do São Luiz Gonzaga e atrás dos bairros Nossa Senhora da Penha, Santa Cecília e Village, podendo ter sido estendida até Soturno.

Teria sido uma oportunidade única de garantir para a cidade uma logística urbana moderna, versátil e democrática, garantindo um deslocamento rápido e confortável por décadas, bastando apenas diminuir os intervalos e aumentar o tamanho da composição, de acordo com o aumento da demanda.

Isto permitiria, ainda, um correto direcionamento do crescimento da cidade para áreas propícias, como em Morro Grande, já que o transporte rápido até o centro estaria garantido. Com isto, não teríamos bairros completamente saturados, como o Gilberto Machado, e condomínios pendurados nos morros da cidade, com lotes caros e disputados, unicamente pela vantagem de estarem “próximos ao centro”.

No mesmo documento, também sugeria a construção do contorno rodoviário – que nem havia sido iniciado – margeando a cidade, de forma a ser usado também como ligação entre os bairros. Infelizmente, foi construído quilômetros distante, aproveitando-se a estrada para Cobiça e o leito do contorno ferroviário. Ao lado da cidade, um veículo poderia ir do Cel Borges ao Village sem passar pelo centro, além de servir como uma fantástica via principal para a região, que cresce desordenadamente.

curso-on-line-02-05-2024

Inscrições abertas para 20 mil vagas em cursos profissionalizantes do QualificarES

peritos-auxiliares-02-05-2024

Vinte novos profissionais vão atuar nos serviços de Perícia Criminal do Espírito Santo

gov-eduardo-leite_sala-de-crise-chuva-02-05-2024

Governo do Rio Grande do Sul decreta calamidade pública após temporal que matou 13

padaria-top-obras-29-04-2024

Padaria de Cachoeiro realiza mutirão para contratar 150 funcionários

Guarda_Civil_Municipal

Homem rouba celular de adolescente, foge para a Ilha da Luz, mas é preso pela Guarda

Hospital Jayme Santos Neves

Hospital da Serra anuncia 65 vagas de emprego para diversos cargos

chuva-rio-grande-sul-01-05-2024

Temporais causam 10 mortes e deixam 21 desaparecidos no Rio Grande do Sul

emancipacao-venda-nova-01-05-2024

Venda Nova comemora 36 anos de emancipação. Confira as atrações da festa

Leia mais