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Procon dá 8 dicas para aproveitar a Black Friday sem fraude

redacao
Redação Dia a Dia

A Black Friday bate às portas nesta sexta-feira (29) e aquele desejo de gastar só aumenta. Mas é preciso estar atento a algumas armadilhas que podem transformar o sonho de consumo numa baita dor de cabeça. Para evitar levar gato por lebre, o Procon de Cachoeiro reuniu oito dias que podem ajudar o consumidor na hora das compras.

Segundo o coordenador do Procon, Rogério Athayde, muita gente, hoje em dia, organiza-se para a data, que tem ficado, cada vez mais, popular no Brasil. Mas ela pode virar sinônimo um problemão para os consumidores, pois há aqueles que aproveitam a ocasião para tirar vantagem dos menos atentos, principalmente, no comércio virtual.

Além das dicas, nesses casos, ele lembra que o Procon de São Paulo disponibilizou um link na internet com uma lista de sites não recomendados, construída com base em reclamação de diversos consumidores, que pode ser conferida no endereço eletrônico sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite.

Mais importante do que isso, ressalta o coordenador, é evitar o consumo pelo consumo.
“Devemos, sempre, pesquisar e nunca comprar por impulso. Antes de fechar negócio, é válido fazer a pergunta: eu quero ou eu preciso?”, recomenda.

Dicas do Procon

1) Só compre se o fornecedor cumprir a oferta. Antes de confirmar o pagamento, observe se o preço é o mesmo indicado na oferta. Guarde todos os documentos relacionados à compra. Se o negócio for feito pela internet, anote o endereço eletrônico da loja virtual; salve no seu computador e imprima toda a descrição da oferta, o prazo de entrega, assim como a confirmação do pedido realizado com sucesso.

2) Desconfie de ofertas mirabolantes, especialmente, se a loja for desconhecida. Vale fazer uma boa pesquisa dos produtos desejados antes do início da Black Friday. Assim, é possível ter noção dos preços e, realmente, obter economia. Atenção também ao valor cobrado pelo frete, que pode ser tão alto a ponto de não compensar o desconto.

3) Fuja de publicidade enganosa! Anunciar produto não disponível no estoque é publicidade enganosa. Ao divulgar a oferta, a empresa deve informar a quantidade disponível para a venda. E, assim que acabar, deve retirar os anúncios e informar aos clientes sobre a falta. O consumidor enganado pode escolher outro produto de qualidade igual ou superior na loja ou cancelar o negócio, tendo o valor devolvido em dobro, se houver cobrança indevida, sem prejuízo de reparação por dano moral em casos considerados graves pelo Judiciário.

4) Procure lojas confiáveis: confira a credibilidade da loja. Para isso, procure, no site, informações como razão social, CNPJ, endereço e outras formas de contato (SAC). Se não encontrá-las, desconfie. Evite também aquelas que só oferecem boleto bancário como opção de pagamento.

5) Comprou pela internet, mas não gostou do produto? Você pode desistir! Em compras feitas fora do estabelecimento comercial, seja por telefone, catálogos, em domicílio ou internet, o consumidor tem o direito de arrependimento. O prazo para desistência é de sete dias a partir do recebimento da mercadoria.

6) Não se endivide para comprar. Lembre-se de que parcelamento é dívida.

7) Evite realizar suas compras pela internet em lan houses ou computadores públicos. Dê preferência ao seu computador, protegido por programas antivírus, a fim de dificultar a ação dos hackers que ficam atentos a esse tipo de evento para apoderar-se de seus dados pessoais.

8) Fique atento às letras de rodapé, pois garantia do produto, política de troca e prazo de entrega também podem virar pegadinha durante esse evento. Guarde todos os comprovantes do processo de compras: e-mails, boletos, extratos, comprovantes do cartão de crédito e protocolos de atendimento.

E se tiver algum problema na compra, procure ajuda do Procon de Cachoeiro, que fica na rua Bernardo Horta, 210, bairro Maria Ortiz. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Mais informações pelos telefones (28) 3155-5662 e (28) 3155-5276.

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